domingo, 29 de março de 2015

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 244 - Por Luiz Domingues


A aproveitar o gancho na narrativa, a relatar a repercussão do EP pela mídia escrita, eu preciso relembrar dois eventos ocorridos em 1985, relacionados à publicações, mas que fugiam um pouco da abordagem tradicional de um reportagem / resenha / nota & entrevista, quatro modalidades clássicas do jornalismo musical. Não sei precisar as datas em que ocorreram, mesmo por que, em ambas, foram situações que desdobraram-se e demandaram muitas reuniões e fatos gerados em paralelo. Vamos lá, a primeira história é a seguinte : 

O produtor, Luiz Calanca, comunicou-nos que um rapaz o abordara com uma proposta interessante no campo do marketing musical. A ideia seria lançar um álbum com figurinhas, a usar todo o elenco de artistas contratados pela gravadora Baratos Afins, ao lado de artistas do Rock internacional. Claro que gostamos da ideia e aceitamos participar. Aliás, quem em sã consciência, não aceitaria ?

Bem, daí a ser efetivamente lançado nas bancas de jornais & revistas, tal álbum teve um longo processo a vencer etapas burocráticas e técnicas, no tocante aos aspectos gráficos e nesse quesito gráfico, inclusive, nós culminamos em ser prejudicados, pois houve uma pressão do editor para fechar rapidamente o material (o que aliás foi algo natural e legítimo da parte dele), mas infelizmente, essa pressa fez com que perdêssemos a oportunidade em termos duas figurinhas d'A Chave do Sol representadas no álbum, pois não houve tempo hábil para incluir a capa do EP, também. Nesses termos, ficamos representados apenas com a figurinha da capa do compacto lançado em 1984, mas não podemos reclamar, pois foi um apoio de divulgação e tanto, e motivo de orgulho para a banda, é claro. Apesar desses aspectos positivos que eu arrolei, houve um negativo, também. E foi inevitável, pois estávamos em 1985, à mercê da mentalidade reinante dessa década. Isto é, claro que o álbum conteve um ranço Heavy-Metal acentuado, muito mais acentuado do que outras vertentes. Se por um lado foi ótimo estar presente neste álbum, por outro, estar inserido em meio à cena Heavy-Metal, não foi exatamente o ambiente que desejávamos como o ideal. 


O álbum chamou-se : "Rock Stamp", com uma boa apresentação gráfica; a conter ilustrações e as figurinhas tiveram boa impressão, com cores bem definidas e sem distorções. Lógico que eu comprei um álbum e revivi a minha infância, ao visitar as bancas de jornais e revistas com frequência e assim a obter o prazer em comprar os famosos "pacotinhos". Contudo, assim que eu arrumei a figurinha d'A Chave do Sol, e a colei no álbum, parei de comprar as figurinhas, pois realmente não tive interesse em completar o álbum, com toda aquela carga de bandas de Heavy-Metal ali inseridas. Essa foi a primeira história. A seguir, falo da segunda ocorrência, que consumiu-nos muitos dias de dedicação.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário