sexta-feira, 6 de março de 2015

Autobiografia na Música - Pitbulls on Crack - Capítulo 71 - Por Luiz Domingues

 
Nesta altura, a escolha do repertório da banda já havia sofrido modificações. Algumas músicas que tocávamos desde 1992, seriam gravadas, mas outras mais modernas seriam incorporadas, e cada vez mais, a orientação da banda aproximava-se mais dos anos sessenta e setenta. Tanto, que surgiu a ideia em termos convidados para abrilhantar o disco.


Johnny Boy, acima com um violão. Abaixo, Marcus Rampazzo caracterizado como "George Harrison", em uma apresentação do grupo : "Beatles Forever", uma das mais famosas bandas tributo aos Beatles, do Brasil


Seria basicamente a presença de teclados em algumas músicas, e até uma cítara foi pensada. Então, sob tal esforço em ritmo de pré-produção, convidamos o Johnny Boy, um multi-instrumentista que tocara com Marcelo Nova, anteriormente; e Marcus Rampazzo, o super guitarrista que tocaria cítara. Lembro-me em ir com o Chris Skepis à casa do Rampazzo, para formalizar o convite, e levarmos uma fita demo para que elaborasse um arranjo. A sua casa aparentava ser um verdadeiro show room / museu, com uma quantidade incrível de instrumentos e equipamentos, em sua maioria, réplicas ao que os Beatles haviam usado.

Um verdadeiro colecionador, ele tinha instrumentos incríveis, similares aos dos Beatles, praticamente todos sob a condição "vintage", da mesma época dos originais dos Beatles. Foi uma visita quase lúdica, ao ver aquelas guitarras; baixos; violões; teclados, e amplificadores tudo sob a condição vintage....

A ideia para a canção, "The Shadow of the Light", foi que a cítara atuasse o tempo todo, como se fizesse um contra-solo de guitarra tradicional. Ela não foi composta para a cítara, mas como continha uma característica psicodélica muito forte, a presença da cítara tornara-se um recurso praticamente obrigatório. Todavia, logo mais eu narrarei detalhes sobre a gravação e no momento certo, como por exemplo quando o Rampazzo não pôde gravar uma cítara, ao substituí-la por uma "tamboura", um outro instrumento indiano.
Continua...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário