terça-feira, 7 de outubro de 2014

Autobiografia na Música - Ciro Pessoa & Nu Descendo a Escada - Capítulo 6 - Por Luiz Domingues


Algum tempo decorreu desse contato inicial com o Ciro, e o primeiro ensaio realizado. Toquei muitas vezes com os Kurandeiros antes de haver alguma sinalização de que houvesse um novo ensaio a vista. Dessa forma, eu tive tempo para preparar as músicas com relativa calma. Surpreendi-me com as possibilidades psicodélicas de algumas.

Músicas como : "Anis"; "Planos"; "Em Dia com a Rebeldia"; "Praia de Marfim"; "Gruta Solar"; Minha Mulher Ampulheta"; "Até os Anos 70", e "Despejar", detinham muitas características assim, e certamente, se dependesse de minha vontade, assumiriam ainda mais tais acentos sessentistas. Houve a inclusão de duas músicas significativas do repertório oitentista da carreira dele. Uma delas foi : "Sonífera Ilha", hit dos Titãs e da autoria dele quando ainda fora componente da banda. Para preparar a música, eu recebi a versão dos Titãs, com aquele "Ska" oitentista, plastificado e pasteurizado em demasia para o meu gosto.

Contudo, o Ciro tranquilizou-me, logo a esclarecer-me que também não apreciava aquela versão e quando compusera a canção, a sua intenção fora em prol de um arranjo ao estilo "Bubblegum" a la anos sessenta, estilo "Jovem Guarda", mas em 1983, claro que tornou-se aquele Ska pós-punk, coadunado com a típica estética daquela década. E a outra, também fora um hit de sua outra banda oitentista, o "Cabine C", e dessa forma, não houve alternativa, tratava-se de um pós-punk duro e robótico, um verdadeiro espelho daqueles anos sombrios, chamada : "Pânico e Solidão". A canção não era ruim, mas com aquela carga oitentista cinzenta e depressiva, realmente destoava da psicodelia colorida e lisérgica do restante do trabalho. Duas outras músicas com esse aspecto oitentista, foram sugeridas e eu as preparei, também, embora no final, quando começou os ensaios definitivos, elas foram descartadas. Uma chamava-se : "Tão Perto", e a outra, "Dona Nenê". Essa, "Dona Nenê" tratava-se de um Punk-Rock, e gravada pelos Titãs. Comemorei o fato dela ter sido descartada, pois era destoante da proposta, e só fazia sentido aos que diziam "amém" à Malcolm McLaren... 

Sob uma troca de E-Mails, o Ciro sugeriu duas releituras interessantes que eu apreciei em tocar : "Ando Meio Desligado" dos Mutantes, e "I'm the Walrus", dos Beatles. Sendo assim, estava fechado o repertório oficial do primeiro show. O primeiro Set List que foi solicitado para eu preparar, foi esse, listado abaixo :

1) Em Dia com a Rebeldia

2) Gruta Solar

3) Minha Mulher Ampulheta

4) Praia de Marfim

5) Anis

6) Despejar

7) Astrolábio

8) Boliche Sideral

9) Ando Meio Desligado - Mutantes

10) As Formigas estão vendo tudo

11) Pânico e Solidão

12) Girando na Órbita Zen

13) Até os Anos 70

14) Sonífera Ilha

15) Planos

16) I'm the Walrus - The Beatles


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário