sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Autobiografia na Música - Pitbulls on Crack - Capítulo 29 - Por Luiz Domingues

Acho que vale a pena abrir um parêntese na narrativa, para contar essa história da foto recortada, que mencionei anteriormente. Dois anos depois dessa foto sair publicada no Jornal da Tarde, com doze artistas a representar as cinco bandas da coletânea, eu tive uma surpresa bizarra e completamente fora do contexto da foto originalmente feita. Foi em um domingo qualquer de 1995, quando comprei o exemplar do "Estadão" de domingo, e ao olhar a capa do Caderno 2, que trata de Cultura, tive uma surpresa bizarra ! Tratou-se de uma reportagem sobre a relação entre o Punk-Rock e o som "Oi" dos Skinheads, com a violência das torcidas uniformizadas de clubes de futebol. Havia várias fotos misturadas a  exibir torcedores das torcidas : Mancha Verde do Palmeiras, e da Independente do São Paulo FC, misturadas com punks e skinheads. Portanto, qual não foi a minha surpresa ao olhar a minha foto ali inserida !
Não houve nenhuma identificação, portanto, foi usada a minha face ali, como anônimo... o fato, foi que o Jornal da Tarde pertence (pertencia, na verdade, pois o jornal foi extinto depois que escrevi esse trecho da narrativa), ao grupo editorial : "O Estado de São Paulo", portanto, compartilhava o mesmo banco de dados e fotos. Algum energúmeno do departamento de diagramação / lay-out desse veículo, dever ter mirado a minha face, na mencionada foto de 1993, e achou-me com perfil de punk; careca, ou hooligan... Pois então, essa pessoa recortou o contorno da minha cabeça, pois tratara-se de uma foto coletiva, com várias pessoas ao meu redor, e resolveu colocar-me ali entre punks; carecas & torcedores de uniformizadas violentas... tudo a ver com a minha personalidade e trajetória, não é mesmo ? 

Na hora em que tomei contato com tal ilustração inusitada, eu fiquei muito contrariado e pensei seriamente em tentar buscar uma satisfação do jornal, mas logo desisti, pois na prática, teria sido um trabalho inútil. Guardei o jornal por um bom tempo, mas um dia joguei-o fora. Arrependo-me, pois seria um material de memorabilia curioso, hoje em dia. A minha única dúvida continua a ser : qual teria sido a motivação do diagramador responsável por tal escolha, visto que entre "bilhões" de possibilidades dentro de um banco de fotos de um jornal desse porte, tenha escolhido justo a minha foto ?  Não deixa de ser curiosa essa dúvida, pois a despeito de eu gostar de futebol e muito, abomino a violência das uniformizadas, e no campo da música, tenho profunda aversão ao Punk-Rock, por diversos motivos. O que teria sido então ? Coincidência absurda ou uma provocação deliberada da parte de alguém que sabia muito bem que eu antipatizava com tudo isso ?
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário