sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Autobiografia na Música - Pitbulls on Crack - Capítulo 34 - Por Luiz Domingues

Marcou-se enfim o início da nossa produção do vídeoclip para os primeiros dias de fevereiro de 1994. Ficou acertado que usaríamos como set de filmagens, um dos galpões do antigo matadouro da Lapa, bairro na zona oeste de São Paulo. Claro, aquilo foi matadouro até os anos vinte, talvez início dos trinta, mas já há muitos anos vinha sendo usado pela prefeitura como sede da Subprefeitura do bairro da Lapa.

A ideia do clip era bem simples : a banda tocando no galpão vazio, mesclando-se à algumas cenas de trens suburbanos passando (aproveitaram o fato de passar uma linha bem ali atrás dos enormes galpões da Subprefeitura), e algumas cenas filmadas de uma garota dançando ao luar, focando na letra da música em questão : "Under the Light of the Moon". Filmamos no início de fevereiro de 1994, sob forte calor. Foram poucas tomadas, e com o diretor a aproveitar muitas vezes a passagem dos trens suburbanos, que dava para avistar através das imensas janelões existentes no velho galpão que usamos como set de filmagem. Nessa produção, eu usei como instrumento o baixo Precision sunburst (um "genérico" de Fender, construído por um Luthier), pertencente ao meu amigo, José Reis, e curiosamente, hoje em dia, tal instrumento é meu.




Eis abaixo o link para assistir o Clip no You Tube.   

https://www.youtube.com/watch?v=Pw946pVBYSQ

Sobre a imagem acima disponibilizada, cabe explicar que trata-se de uma cópia em armazenada no formatoVHS e digitalizada a posteriori. Desconheço que uma cópia melhor esteja alojada no You Tube, ou em outro portal semelhante de imagens. As cenas da garota a dançar, foram feitas alguns dias depois em um estúdio fotográfico, e a usar-se o recurso do "chroma key", onde inseriu-se as imagens da Lua. As tomadas do solo feito pelo Deca, também foram filmadas nesse mesmo estúdio, e daí que somente ele acompanhou a filmagem da garota. Sinceramente não lembro-me do nome dela (desconfio ser Sofia), mas soube que fora contratada junto à agência Ford Models, e que o cachet cobrado da gravadora, fora em torno de U$ 800,00.

O Deca foi filmado a girar sob um minúsculo praticável e ao final, ele é mostrado a quebrar uma guitarra (ele usou uma carcaça arruinada de uma guitarra handmade, sem maior valor monetário). O clip tem fotografia preto e branco e em 95 % do tempo, contém algumas inserções coloridas (quando a guitarra do Deca é estraçalhada, quebra-se um espelho e a garota aparece então em cores, para destacar-se os seus olhos azuis). O diretor do clip foi David Brazil, e não recordo-me do nome do diretor de fotografia, tampouco de outros membros da produção. Como curiosidade, só acrescento o fato de que a gravadora bancou tudo, menos a refeição... a banda teve que bancar o almoço da equipe inteira de filmagem. Não deu para vencer todas as batalhas...
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário