quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Autobiografia na Música - Boca do Céu - Capítulo 42 - Por Luiz Domingues


o tivemos mais apresentações em novembro e dezembro de 1977, e com certeza haveria mesmo uma quebra de ensaios motivada pelas festas de final de ano, viagens de férias e pasmem, exames escolares... pois tal tipo de preocupação juvenil ainda permeava nossas vidas como adolescentes que éramos, e certamente poderia ser fator preponderante para atrapalhar nossas ações. 
Para aproveitar esse ensejo, vou contar uma pequena história particular, ocorrida nessa época, que impressionou-me bastante, e ilustra como ainda vivíamos uma defasada "Era" hippie, e aquariana, em 1977. Foi o seguinte : estava a dirigir-me para o ensaio da banda, quando cheguei ao terminal de ônibus da estação Vila Mariana, do Metrô. Subitamente, vi um freak a carregar um “case”(estojo) de guitarra, a caminhar em minha direção. Quando aproximou-se, vi que era bem mais velho do que eu, que era apenas um adolescente, na ocasião. O sujeito tinha o cabelo até a cintura, com barba e bigode, a parecer-se com aqueles freaks alemães da cena do “Krautrock” setentista. Quando estava bem perto, mirou-me e fez o sinal de paz e amor, ao que respondi-lhe prontamente. Era mesmo um código aquariano, e lindo entre pessoas que identificavam-se ideologicamente, quase como se fizéssemos parte de uma sociedade secreta. Muitos anos depois, o Jô Soares começou o seu Talk Show no SBT, então com o nome, "Jô Onze e Meia", e a seguir a linha de Talk-Shows norteamericanos, introduziu a presença de uma banda de apoio no programa. Quando vejo o guitarrista de tal banda, eis que reconheço um senhor cabeludo; circunspecto e enigmático, e lembrei-me imediatamente que tratava-se do freak que cumprimentara-me na estação do Metrô, em 1977...


Mundo pequeno... era o Rubinho, o guitarrista freak ! Pelo que soube, superficialmente, ele faleceu em 1998 ou 1999, não sei ao certo. Essa história ilustra um pouco, além das outras que já contei, o clima “woodstockeano” que ainda existia em 1977, mas que infelizmente estava a dissolver-se. 

o tivemos mais apresentações em novembro e dezembro de 1977, e assim ficamos restritos a pequenas reuniões, apenas, mas uma resolução importante surgiu dessas conversas, que traria uma proposta a promover uma mudança forte na estratégia da banda, para o ano de 1978.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário