domingo, 12 de janeiro de 2014

Justiça...Caminho para Humanização ! - Por Telma Jábali Barretto

Qual será a medida mínima evolutiva para que sejamos considerados humanos ?
Escolas esotéricas e espiritualistas costumam afirmar que necessário seria alguma racionalidade acompanhada de generosidade...
E, quais seriam parâmetros usados para avaliar quanto mínimo de mente/coração?
Se consideramos a mente como capacidade de aprendizado e memorização, diríamos que começamos nos animais nossa humanização, já que também aprendem, sentem e respondem afetivamente...mas, quão longe estão eles e ainda nós, ditos humanos, até esse grau de diplomação...
Há séculos estamos aprendendo a usar a mente e a apreender.
Diferentes formas, escolas de pensamento, básicas, primitivas até as mais refinadas, de ateus ou religiosos, cursamos, e, só bem mais recentemente, aparecem propostas para entender e processar também as emoções: QI E QE.
Começamos então a humanização ? Sim, claro !
Mas, longa é a jornada e quanto, quanto, por ainda acessar...
“Penso, logo existo”, “mens sana in corpore sano” e até descobrimos que ‘temos’ corpo !
Também com tais pensares, hoje sabemos que pensamentos e sentimentos adoecem nossa casa, este espaço físico que ocupamos acostumados até a acreditar que seja nossa Vida, seja a casa ou o corpo assim como o planeta que habitamos.
Tudo isso que viemos fazendo, supomos, tem nos levado ao que chamamos humanização.
Sim...e por mais incrível que possa parecer, deixamos de ser surreais, etéricos e até ‘espirituais’ e, assim, ocupamos espaço físico pleno de ideias e emoções, e, fisicamente, dois corpos não ocupam o mesmo espaço, de onde concluímos, em nosso continuado e eterno aprendizado, nos levará, daqui em diante, humanizados, a nova e diferente forma de nos relacionar uns com outros, consequentemente... ciência, política, religião, educação e tantas mais...construiremos !
Dessa premissa e perspectiva que, para existir, temos que deixar existirem e isso é uma maneira de pensar justiça da forma mais transcendente, cósmica, espiritual, respeitosa e, finalmente, humanizada ! Jaya !!!
Maturidade então conquistamos como seres: responsáveis pela própria existência, conscientes da interferência e interdependência da própria Vida Cósmica...e, que assim seja...Amém !





Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também uma experiente astróloga, consultora de harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga.
Nesta crônica, nos fala sobre o processo lento de humanização, mediante a compreensão da justiça sob parâmetros macrocósmicos, além da ética primitiva das convenções sociais que respeitamos, normalmente.
 

10 comentários:

  1. depois da religião e das escolas tenho certeza que nunca seremos uma civilização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bob...não entendi sua colocação...
      De qualquer forma agradeço a leitura e comentário!
      Se puder dizer algo mais...poderemos acrescer ou clarear...

      Excluir
    2. Bob :

      Acredito que sua observação aponte para o desalento de uma sociedade carcomida pela ação maléfica de um sistema educacional muito equivocado por paradigmas, e neste caso, claro que as religiões "oficiais" tem uma parcela de culpa tremenda nesse processo.

      Se esta minha leitura bate com o que quis dizer, estamos de acordo.

      Caso contrário, fico com a opinião da colunista Telma, esperando um luz de sua parte.

      Grato por ler e comentar !!

      Excluir
    3. Não sei percebo agora, pela fala do Luiz, a conotação que quis passar, mas meu olhar, ainda que possa parecer ingênuo ou ignorante talvez, as civilizações, sociedades ou qlqr agrupamento humano é formado e por pessoas que vivendo juntas, pelas próprias necessidades comuns formam educação, ciências, religiões, meios de estarem e satisfazerem necessidades básicas, mas...tudo que formam, as instituições que cosntituem são formadas por seres, pessoas, indivíduos e são eles, estes mesmos, que dão corpo, forma as instituições que conhecemos e forjamos ao longo dessa humanidade do jeito que conhecemos...vai daí que...se as instituções que conhecemos não mais satisfazem os ideais que hora conhecemos...é preciso um longo e outro caminho de lapidação de cada ser humano e, que, aí possamosconstruir outras e mais 'humanas' sociedades e civilizações! Obrigada pela oportunidade da reflexão!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Abraço a vc também menino...Há quanto tempo heim...
      Brilhante sempre foi vc...aqui falamos um pouco do que vemos, sentimos... reflexões que dividimos!
      Obrigada pela leitura!

      Excluir
    2. Muito simpática a sua participação, Wellington.

      O Blog lhe agradece por ler e comentar !

      Excluir
  3. mais uma vez, muito boa e bem apresentada, e com excelente conteudo, parabens. Adriano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adriano pelo seu comentário de poeta!
      Quanto a apresentação, que é sempre elogiada, é mérito do Luiz Domingues quem sempre costura a minha fala com as imagens tão bem afinadas...valorizando, enaltecendo o que propomos como ideia! Gratidão ao Luiz e, de novo, ao Adriano!

      Excluir
    2. O Blog agradece a sua visita, leitura, comentário e sobretudo pelos elogios.

      Como editor, tento interpretar os textos dos colunistas e buscar imagens significativas que possam somar, além do ornar.

      Obrigado, Adriano !

      Excluir