sábado, 1 de novembro de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 186 - Por Luiz Domingues


Paralelamente à essas ações de mídia e shows, estávamos 100 % acertados com o Luiz Calanca, a visar gravar um novo álbum. O que fechamos com o  Calanca, foi que gravaríamos no estúdio Vice-Versa, onde ele havia contratado um pacote de horas, pois administrava nesse estúdio, várias produções de seu elenco de artistas, simultaneamente, nessa época. Estávamos muito ensaiados, pois foi uma praxe d'A Chave do Sol, desde o princípio das suas atividades, esse esmero em estar sempre muito preparado. 

Em cada banda em que eu toquei, uma característica sempre realçou-se. Nos capítulos do grupo, Pitbulls on Crack, por exemplo, eu disse muitas vezes que naquela banda, eu ri muito, pelo fato de seus componentes ter espírito de humoristas, nato. 

Pois tranquilamente eu poderia afirmar que no caso d'A Chave do Sol, essa foi a banda mais afiada em que toquei, devido à seriedade com a qual dedicávamo-nos aos ensaios. E quando entrávamos em ritmo de pré-produção, a seriedade beirava o exagero, com ensaios específicos só para realçar-se as convenções; levadas de baixo e bateria; solos, etc. 

Dessa maneira, estávamos super preparados para gravar novamente de forma oficial, a despeito do pouco tempo em que estávamos a trabalhar com o novo vocalista, Fran Alves. 

Simultaneamente, o Luiz Calanca foi ágil, e indicou um amigo dele para desenhar a capa e encarte do novo álbum. Segundo o Calanca, tratava-se de um jovem ilustrador que estava a trabalhar para a recém fundada revista Bizz. O seu nome era Líbero, e logo, uma reunião inicial foi marcada na casa do Rubens, para podermos passar-lhe ideias, e dessa forma, o sentimento que nortearia o trabalho como um todo, além de um apanhado do teor das letras das canções, para que com esses elementos, ele pudesse criar, e trazer-nos os primeiros esboços (rafs).

No tocante ao estúdio, ficamos muito contentes com a confirmação do Vice-Versa, um estúdio fundado nos anos setenta, mas ainda em grande forma. Grandes álbuns do Rock e da MPB, ali foram gravados, e o fato dessas gravações estarem impregnadas naquelas paredes, foi sensacional como atmosfera para a nossa investida. Lembro-me que além de nós, o Platina, banda Hard-Rock que revelou o talento dos irmãos Busic, e do grande guitarrista, Daril Parisi, estava a gravar o seu primeiro álbum. O Harppia finalizava o seu primeiro também, além do Centúrias. E ainda a mencionar a turma pesada do elenco da gravadora Baratos Afins, o Luiz Calanca estava a preparar o lançamento da coletânea : "SP Metal", com quatro bandas no pacote, além de discos de bandas da cena pós-punk, que ele também apoiava. Não lembro-me ao certo, mas acredito que a tratar-se do Smack, ou Voluntários da Pátria, estava a gravar, ou mesmo o Fellini. 


Mas uma série de contratempos (incluso um pequeno acidente de moto, que o Zé Luiz Dinola sofreu nesse ínterim), fez com que a primeira sessão de gravação não acontecesse em março, como fora o plano inicial. Na verdade, somado a alguns atrasos da parte do estúdio Vice-Versa, só fomos agendados para a primeira sessão, em maio, e para piorar, bem no final do mês. Bem, para honrar as tradições d'A Chave do Sol, adivinhe o leitor o que fizemos ?
Claro, aproveitamos para ensaiar mais...


Continua... 

4 comentários:

  1. Demais esta memória da Chave do Sol e com citações de bandas contemporâneas a Chave do Sol, parabéns Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que legal ter esse reconhecimento de sua parte, que é reconhecidamente um estudioso do Rock brasileiro, José André.

      O Blog está à sua disposição para pesquisas que julgar interessante, pois não só nos capítulos da Chave, mas os de outras bandas, tem muitas histórias interessantes sobre bastidores do Rock brasileiro.

      Muito grato por ler, comentar e elogiar !

      Grande abraço !!

      Excluir
  2. muito bom, Li do começo até aqui! Aguardando ansiosamente o resto do relato! Boa Luiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sensacional saber que está acompanhando tudo, Michel !!

      Em poucos dias estarei publicando capítulos inéditos, pode ficar atento.

      Obrigado por ler e comentar com entusiasmo !!

      Excluir