sábado, 22 de novembro de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 198 - Por Luiz Domingues


E ainda em junho, teríamos mais um compromisso, e desta feita, delineara-se como o mais bem divulgado, em relação aos dois anteriores que fizéramos. Não que o "Metal Tribo", organizado pelo Antonio Celso Barbieri, ou o lançamento de dois discos no Clube das Bandeiras, por parte do Luiz Calanca, não houvessem obtido um esforço positivo por parte desses respectivos produtores. Porém o que ocorreu foi que nesse terceiro show que citarei agora, o apoio de uma estação de rádio, diretamente interessada no evento, esteve maciço, e dessa forma, a perspectiva de um público grande, foi enorme. Tratava-se de um show organizado por um programa da rádio 97 FM, que àquela altura, era a principal estação de rádio, inteiramente dedicada ao Rock, ao considerar-se que estações como 89 FM, e Brasil 2000 FM, ainda estavam a iniciar as suas atividades de uma forma incipiente. Desde 1984, a 97 FM de Santo André, cidade da região do ABC, dominava o segmento Rock, com boa penetração em São Paulo, apesar de padecer de um maior alcance, devido à dificuldades técnicas. Portanto, a 97 FM atingia todas as cidades da região do ABC e grande parte da cidade de São Paulo, mas em alguns bairros da capital, o sinal era deficiente. Sendo assim, mesmo com esse limite nessa época, a estação dominava o mercado da grande São Paulo, tendo um nível de atuação semelhante à da Rádio Fluminense FM, no Rio, e a Ipanema FM, de Porto Alegre.

De fato, a 97 FM de Santo André oferecia muita abertura à bandas independentes da cena oitentista, sem preconceitos ou a fechar em tribos. Do pessoal do Pós-Punk, as tribos do Heavy-Metal, todo mundo estava  a obter espaço e paralelamente, Rock vintage das décadas de cinquenta; sessenta e setenta, também tinham espaço, uma raridade no ambiente hostil da década de oitenta, mediante o seu paradigma de repúdio ao passado. Portanto, estávamos a ter um espaço ótimo na emissora, com o nosso compacto inicial a ser tocado, ainda que não com a mesma constância que tocava normalmente na Fluminense FM, do Rio, mas mesmo assim, era executado com uma boa constância. E havia os programas, onde cada apresentador / locutor, mantinha uma certa autonomia para tocar e entrevistar artistas. Um deles, era do jornalista, Leopoldo Rey, um experiente crítico de Rock, com passagem em jornais de grande circulação, e que há anos, era colunista da Revista Som Três, com a sua coluna : "Dr. Rock", além de que recentemente havia ingressado também na Revista Bizz. E outro, que detinha muita audiência, era comandado por um comunicador chamado : Beto Peninha, e chamava-se : "Sessão Rockambole". 


E foi o Beto Peninha que tomou a iniciativa em promover um grande show na região do ABC, com a presença de algumas bandas da cena pesada de São Paulo. Nessa perspectiva, Beto Peninha convidou A Chave do Sol, entre outras, e desde o início de junho, usou o seu programa para massificar a divulgação do espetáculo, além de contar com o apoio da sua emissora, que disponibilizou muitas chamadas e testemunhais de outros locutores da casa, para reforçar essa divulgação. Indo além, trabalhou também com recursos tradicionais de divulgação da época, tais como filipetas; cartazetes e Lambe-Lambe, mediante o apoio de patrocinadores. Enfim, o Peninha, apesar de ser um produtor iniciante, esmerou-se para fazer tudo a contento, e de uma forma surpreendente até (ao considerar-se a sua inexperiência como produtor de shows), ele  conseguiu um ótimo resultado.

Em princípio, a ideia foi ralizar o show na cidade de Santo André SP, sede da estação 97 FM. E também por Santo André ter a fama local de ser a cidade mais Rocker entre as cidades do ABC, com uma tradição em torno de muitos anos em relação aos shows de Rock. Porém, na impossibilidade de agendar-se uma data no famoso Clube Aramaçan (onde a 97 FM faria no futuro, inúmeros shows históricos e até shows internacionais ocorreriam, casos do Deep Purple e Nazareth, inclusive), outras opções foram ventiladas, entretanto, o tempo passava, e o Peninha optou por fechar a data em um clube disponível, na cidade de São Caetano de Sul / SP, o Buso Palace.

O Buso Palace ficava bem perto da fábrica da General Motors, e do centro da cidade de São Caetano do Sul, próximo à avenida Goiás, portanto, em um ponto muito estratégico, que apresenta-se quase na divisa com Santo André, e também muito próximo da divisa com São Paulo, portanto, mostrou-se bastante interessante. Em uma dessas ações do Peninha, lembro-me em ter comparecido aos estúdios da 97 FM e ter concedido uma entrevista ao programa Sessão Rockambole, no dia 16 de junho de 1985, onde ele executou músicas d'A Chave do Sol ("Luz" e "18 Horas", pois ainda tínhamos começado a gravar o novo disco, nessa data), além de deixar que eu falasse bastante sobre a banda; os nossos planos e claro, reforçar bem o anúncio do show previsto para o Buso Palace. Esse show contém várias histórias interessantes, que contarei a seguir...



Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário