quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 187 - Por Luiz Domingues


A questão da cooperativa, através da força demonstrada logo de início pelo empresário, Mário Ronco, foi um fator bastante animador. Ao mesmo tempo, houve a presença cada vez mais marcante de um outro produtor, Antonio Celso Barbieri. Mas houve também uma terceira via, e que se tivesse mostrado reciprocidade, poderia ser tão boa quanto às duas primeiras que eu citei, ou até melhor. Foi o seguinte : um escritório de representação empresarial interessou-se e abordou-nos, com uma proposta de trabalho.

Tratou-se de um escritório empresarial, detentor de um cartel forte de contratados em seu elenco. Entre outros nomes, esse tal escritório mantinha entre os seus contratados, tais artistas : Arrigo Barnabé; Premeditando o Breque e Sossega Leão. 

A ideia deles, foi em contar com uma banda de Rock emergente, também, e A Chave do Sol encaixou-se em sua expectativa, pois eles ficaram impressionados com o nosso currículo acumulado até ali. A primeira reunião ocorrera em janeiro de 1985 e foi comunicado-nos de uma forma explícita, a sua admiração pelo fato da banda já possuir um disco e um portfólio em expansão, além de muitas aparições televisivas computadas, além do o fato de que a banda estava naquele momento, com muitos shows agendados e mais programas de TV e Rádio, também. Lembro-me inclusive, que tais pessoas ficaram satisfeitas com a dinâmica de que a banda detinha uma proximidade com o Lira Paulistana, por estar constantemente a apresentar-se no Teatro, mas também por fazer shows ao ar livre, mediante a produção da parte deles, fora o aspecto de possuir em sua fileira, um ex-membro do Língua de Trapo, no caso, eu mesmo. Como marketing, fora muito mais interessante conter uma banda de Rock no elenco, porém com alguns elos de ligação com outros espectros, caso d'A Chave do Sol, muito mais que qualquer outra banda da cena pesada de 1985, sem esse tipo de ecletismo que nós possuíamos. Na conversa preliminar, saímos muito animados do escritório deles. A sua sede ficava localizada em um prédio da Avenida Faria Lima, quase na esquina do cruzamento com a Avenida Rebouças. 

Chamava-se "Raio X" esse escritório, e os responsáveis formavam um casal : Ricardo e Bia. E o Fran Alves tinha perspectiva em vista, que era para ter sido aproveitada pelo "Ano Luz" (sua ex-banda), mas que beneficiou A Chave do Sol, por conta da nova situação em que ele encontrava-se. A revista Rock Show, havia ficado a dever-lhe um anúncio com meia página para o Ano Luz, sob uma ação paga ou via permuta, não recordo-me ao certo. Mesmo sendo um acordo verbal, a revista que apresentava uma direção ilibada, honrou de pronto a dívida, assim que o Fran a procurou, para comunicar-lhes que o Ano Luz havia encerrado atividades, mas ele estava a reivindicar o anúncio para A Chave do Sol, banda em que ingressara recentemente. 

E foi até comemorado esse fato, visto que o jornalista, Valdir Montanari, que a dirigia, era fã do nosso trabalho, e havia publicado uma positiva resenha ainda em 1984, sobre o nosso compacto de estreia, na revista "Rock Star", que pertencia à mesma editora. Então, em maio de 1985, para engrossar a enxurrada de boas novas que estávamos a receber, esse anúncio foi publicado no número 5, da revista : "Rock Show". A foto usada, foi oriunda da segunda sessão de fotos promocionais oficiais com o Fran Alves na formação. Essa sessão foi realizada no estúdio de uma fotógrafa, localizado no bairro do Paraíso, zona sul de São Paulo. Tal fotógrafa foi uma indicação do Luiz Calanca. Falo mais sobre essa sessão, que foi caótica, depois. O texto, foi elaborado por um assessor de imprensa que trabalhava no escritório desses empresários. É um pouco rebuscado, mas como "manifesto", pareceu adequado, embora particularmente, faz com que eu lembre-me de velhos anúncios de cigarros, quando estes ainda eram permitidos...

Eis o texto :

"A Chave do Sol

A Pura Energia do Rock

Uma banda de Rock supercarregada de energia. Quase um culto. Competência e preocupação com os caminhos do ser humano. Som pesado e performances arrasadoras. Técnica e sensibilidade. Tudo isso é A Chave do Sol. Rock  de qualidade. Para ficar".

Contatos : Raio X Empreendimentos Artísticos e Culturais Ltda.

 

Bem, tirante o nosso currículo, foi muito conveniente entrarmos no elenco desses empresários, e antes mesmo deles movimentarem-se para concretizar algo por nós, pelo contrário, a banda ao ofereceu-lhes um anúncio grátis, com a divulgação de seu contato em uma revista com circulação nacional. Independente da "Rock Show" não ter sido a revista mais importante de Rock no Brasil, como eram a "Roll" e a "Bizz" na ocasião, lógico que foi positivo. Curiosamente, na mesma edição desse anúncio, saiu também uma nota a citar a existência da cooperativa liderada pelo Mário Ronco, e a elogiaro a iniciativa, por sinal.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário