Mais ou menos na mesma época em que deixei um projeto que considerei inadequado aos meus propósitos (refiro-me àquele quarteto Hard-Rock oitentista, com garotos inexperientes, cuja história já narrei anteriormente),
surgiu um convite bem mais interessante, por ter sido formulado pelo guitarrista, Flavio
Gutok, ex-Harppia. Ele estava a formar um quarteto
ao estilo, Hard-Rock, com trabalho autoral, e em português, com já algumas músicas
compostas e arranjadas, e a contar com outros dois bons músicos na
formação.
Mais ou menos em junho de 1990, comecei a ensaiar com eles
em um estúdio localizado na Vila Pompeia, zona oeste de São Paulo, pertencente a um
guitarrista uruguaio, chamado, Jorge. Tratava-se de um estúdio caseiro, mas bem
montado, na antiga adega da residência / estúdio, um belo sobrado próximo à praça Tupã.
Descíamos em um subsolo muito instigante da residência, que assemelhava-se a um
bunker. Foi meio assustador chegar lá, pela profundidade de tal porão, mas o estúdio era bem montado, e
tinha uma acústica muito boa.
Os outros músicos dessa banda em formação, eram o Fábio Xepa,
ex-baterista de uma banda da cena oitentista, chamada "Anarca", e o
vocalista, um rapaz chamado, Joari F. Coimbra, que tinha tido passagem por outra
banda oitentista, denominada: "Cavalo Vapor".
O Fábio era um baterista
firme, econômico nas viradas, mas seguro na condução rítmica/andamento, e
o Joari tinha uma voz privilegiada, com muito "sustain", afinação e
emissão típica de vocalista de Hard Rock.
A proposta dessa banda era interessante. Claro, não era o
som dos meus sonhos, mas assemelhava-se ao som d'A Chave do Sol, na "fase
Beto" (formação do quarteto clássico de 1985-1987), portanto tinha um
potencial pop, mas com qualidade nos riffs e melodias. E as letras eram
interessantes, longe do lugar-comum de bandas oitentistas similares.
E
claro, o Flavio Gutok era (é) um excelente guitarrista, com ótimos recursos
técnicos, bom criador de Riffs etc. Gentilmente, dispôs-se a comparecer em residência, duas ou três vezes, para ensinar-me a harmonia das músicas,
e assim facilitar os ensaios elétricos com a banda toda.
Ensaiei com eles,
até setembro de 1990, mais ou menos, quando tive que fazer uma opção, pois
simultaneamente, aceitara dois outros projetos de bandas, e
havia ainda, as as aulas, meu principal meio de sustento àquela época, e em franca
ascensão, pois nessa altura, eu já possuía uma média com trinta a trinta e cinco alunos por
semana.
Lembro-me que o Joari não apreciou a minha decisão, mas eu realmente
não estava a dar conta em ensaiar com três bandas autorais
simultaneamente, e a driblar meus horários de aulas, e por necessitar deslocar-me para bairros distantes, uns dos outros, e ainda mais por não possuir um carro
naquela época (justiça seja feita, o Joari e o Flavio, me forneceram várias
caronas, é verdade).
O Flavio lamentou, mas entendeu a minha dificuldade,
e aceitou com resignação, o mesmo veio a ocorrer com o baterista, Fábio. Depois
disso, tive notícias do Joari cerca de quatro anos depois. Parece que
houve uma volta do "Cavalo Vapor", e ele estava nessa formação.
O Flavio
Gutok foi ser "side man" para duplas sertanejas do mainstream, por muitos anos, onde deve
ter feito seu pé-de-meia, e quanto ao baterista, Fábio, nunca mais tive
notícias.
Dessa forma, ao julgar ter mais esperanças nos dois outros
projetos (que relatarei a seguir), tive que deixar esse projeto,
que era positivo, musicalmente, mas certamente lutaria com dificuldades por
um lugar ao sol no mercado da música profissional.
Muitos anos passaram-se, e quando passei a ter convivência com o guitarrista, Kim Kehl, soube que tocara junto com Flavio Gutok, quando ambos foram guitarristas da banda de apoio de uma dupla famosa desse meio sertanejo (Rick & Renner).
O Kim Kehl me contou que o Flavio, que já era um excelente guitarrista de Rock, especializara-se no universo da Country-Music americana, e, tornou-se assim, um virtuose nesse quesito.
De fato, eu já o considerava excelente na época em que tocava Heavy-Metal, no Harppia, ao final dos anos oitenta. E nesses meses em que ensaiamos juntos, nesse projeto de banda Hard-Rock, atestei com meus olhos e ouvidos, a sua qualidade técnica, excepcional.
O Xando Zupo, guitarrista do Pedra, sempre o elogiara muito, também, pelo fato de ter tocado juntos, no Harppia.
Recentemente (2012), soube (através do guitarrista, Milton Medusa), que essa banda em que ensaiei, e dava então os seus primeiros passos, tornou-se o "Lynx", uma banda que prosseguiu portanto, sem a minha presença, e lançou um disco em 1994, pelo selo Dynamo. Em meu lugar, recrutaram um baixista que chamava-se: Fredi, e o Joari adotou um novo nome artístico, doravante, ao assinar como: "Jota C".
Mais recentemente ainda (2013), assisti um vídeo de um outro projeto mais moderno de Flavio Gutok, a tocar em uma banda da escola do Country-Music, norte-americana.
Curiosamente o vocalista, Joari Coimbra (Jota C), também estava presente, quando fiquei boquiaberto com a técnica de Gutok, nesse quesito. Ao pilotar uma guitarra, Fender Telecaster (guitarra ideal para esse estilo), fazia solos inacreditáveis, sob uma técnica que deixaria guitarristas norte-americanos e especialistas nesse estilo, impressionados.
Senti um tremendo orgulho por vê-lo nessa forma espetacular, e só reforcei o meu conceito de que ele é um excelente guitarrista, como também assim pensam os meus amigos, Xando Zupo e Kim Kehl.
E vale registrar, o Flavio Gutok é um tremendo sujeito do bem. Todos que o conhecem, pensam o mesmo.
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