quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Autobiografia na Música - Trabalhos Avulsos (Projeto Rock'n Roll) - Capítulo 62 - Por Luiz Domingues

Apesar do Luiz Fernando ser um gentleman, e ajudar-me incondicionalmente com caronas, muitas vezes por buscar-me em outro ensaio, que não tinha nada a ver com o trabalho dele, e ao levar-me até a minha residência, ao término dos nossos ensaios, um fator incomodava-me, e passou a tornar-se um elemento decisivo para eu sair do projeto, algum tempo depois : os arranjos das músicas mudavam radicalmente, e se há uma coisa que eu detesto, é a volubilidade. Como o trabalho era dele e não fruto de um esforço em grupo, eu tinha uma óbvia tolerância mais elástica à essa característica, que julgo abominável.
Contudo, quando esse processo passou a ser uma constante, o trabalho certamente passou a ser muito prejudicado, pois trabalhávamos em um arranjo e quando a música começava a ficar firme, e portanto próxima da condição para ser gravada em estúdio, ele propunha no ensaio subsequente, mudanças radicais, praticamente a jogar todo o trabalho fora, com a proposta para começar-se tudo da estaca zero. Imagine isso multiplicado por quinze, talvez vinte músicas, não lembro-me ao certo, e daí dá para mensurar o processo de irritabilidade que gerava para os músicos que estavam ali envolvidos.
E não havia como estressar-se com ele, pois em primeiro lugar, ele era o dono do trabalho, e portanto tinha o direito em dar a palavra final sobre as composições, e em segundo lugar, era tão educado e gentil, que não havia como irritar-se com ele. Mas claro, esse processo minou paulatinamente o trabalho, e depois que eu saí, e soube que o disco só ficou pronto em 1994, ou seja, quatro anos depois, pude entender um pouco o por quê dessa demora.
Mas antes que eu comunicasse a minha saída oficial do trabalho, ainda houve um episódio que gerou uma história, que hoje acho engraçado, mas na época, aborreceu-me. Não foi culpa do Luiz Fernando, de forma alguma, mas por conta dessa associação, eu fui vítima de uma espécie de "bullying" musical, dentro de um estúdio de gravação.

Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário