segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Autobiografia na Música - Trabalhos Avulsos (Patrulha do Espaço & Xando Zupo = Álbum Z-Sides) - Capítulo 77 - Por Luiz Domingues


Foi ao final de dezembro de 2002, (com o início do trabalho, em  2003), que o Xando Zupo propôs à Patrulha do Espaço, uma participação em seu disco solo, que denominar-se-ia, "Z-Sides". Mas na verdade, ele já vinha a gravar seu disco, desde julho ou agosto de 2002.
Em setembro de 2002, a revista Rock Brigade já anunciava a gravação do disco e citou meu nome e do Rolando Castello Junior, como membros da Patrulha do Espaço, como músicos convidados para tal participação

Trato aqui como trabalho avulso, e não através do capítulo da Patrulha do Espaço, mas acredito que caberia lá também, evidentemente. A ideia era gravar duas faixas, uma autoral e a outra, a tratar-se de uma releitura de uma banda internacional que ele (e nós, também), gostávamos muito, que era (é) a James Gang.

Dessa forma, regravamos a música, "Must Be Love", que faz parte do LP "Bang", de 1974.

                      Marcelo "Mancha", um ótimo vocalista

A formação nessa gravação, foi com a Patrulha do Espaço completa; mais Xando Zupo, na guitarra, e o vocalista, Marcelo "Mancha", um dos melhores da noite paulistana (e que seria o primeiro vocalista do Pedra, assim que eu fui convidado a entrar em 2004, sob uma fase embrionária, e cuja história, já descrevi no capítulo dessa banda). Fizemos dois ensaios em um estúdio, localizado na Saúde, bairro da zona sul de São Paulo, preparamos a música com facilidade, e a executamos com bastante pegada Hard-Rock.

A outra canção foi autoral, e o Xando logicamente trouxe a ideia inicial, com a devida colaboração da Patrulha do Espaço, nos arranjos. Ela ganhou o nome de, "Livre como Você", e a letra transformou-se em uma bela homenagem à mãe do Xando, que faleceria súbita, e precocemente alguns meses depois. Nessa canção, que tratou-se de um Hard-Rock setentista e bem swingado, o Rodrigo tocou orgão Hammond, e cantou; Marcello e Xando revezaram-se nos solos de guitarra; e eu e Júnior na "cozinha", claro.
                            O tecladista superb, Fabio Ribeiro

A gravação de bateria realizou-se no estúdio do tecladista, Fábio Ribeiro, meu ex-colega de Chave "sem Sol". E os demais instrumentos foram gravados na casa do Xando, mesmo antes dele ter montado o Overdrive Studio, oficialmente, ainda, fato que só ocorreia alguns meses depois.
Em julho de 2003, o jornalista, Antonio Carlos Monteiro, publicou uma reportagem a comentar sobre o álbum "Z-Sides", de Xando Zupo, no Jornal Rock News e curiosamente, a foto escolhida pelo ilustrador do jornal, foi a da contracapa do CD ".ComPacto", da Patrulha do Espaço. A conexão fora por que havíamos gravado duas faixas no disco solo de Xando Zupo

O resultado sonoro ficou bastante agradável, tanto na canção autoral, quanto na releitura de "Must Be Love", da James Gang. Foi assim o trabalho entre a Patrulha do Espaço, e Xando Zupo, a participarmos de seu disco solo, "Z-Sides", que seria lançado apenas virtualmente, na Internet.
Eis abaixo, o álbum na íntegra. A faixa "Livre como Você" é a primeira do disco. "Já "Must Be Love", é a nona faixa.
Eis o Link para ouvir o disco no You Tube :
 
https://www.youtube.com/watch?v=hUCVU5xtf9o


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário