sábado, 10 de agosto de 2013

Veracidade...Trabalho de Alteridade - Por Telma Jábali Barretto

Transmitir fatos como acontecem é um verdadeiro desafio !
Apimentar ou neutralizar a depender do que as emoções, já dentro de nós, pulam à frente direcionando o que narramos é mesmo trabalho heróico de autopercepção.
Percepção iniciada sempre na escuta, seja ela do que ouvimos ou percebemos pelos nossos cinco sentidos tão reveladores, complexos e instrumentos captadores de conhecimento, e, mediadores do que acontece dentro de nós e o que permitimos, vindo de fora, nos alcance, misturamos tudo, imprimindo nossa digital.
Gostamos de deixar nossas marcas, como interferimos ou ao contribuírmos passando pelas pessoas, mudando coisas, acrescentando ideias...
Absolutamente  necessário, responsável e legítimo !!!
Mas, quando tratamos de simples e humildemente contar algo...algo dentro agita-se, apodera-se e interpretamos acontecimentos e notícias.
Traímos a realidade, não sendo capazes de separar o que sentimos do ‘vimos ou ouvimos’.
Não conseguimos ser isentos, neutros, imparciais e impessoais.
Aumentamos e diminuímos a nosso bel-prazer, e caímos no antigo ditado :‘conta um conto e aumenta um ponto’...
Transmitimos pura e simplesmente o que jaz dentro de nós ‘re  agindo’...e fácil seria não fosse a constatação de que o outro, a vida fora de si, também, por consequência, não existe !!!

Fica aí a sensação, que em meio a tanta mídia e redes sociais, um profundo ‘ego centrismo’, solitária incapacidade de troca,impermeabilizado contato,não propiciando crescimento real ou aprendizado transformador só vencido por golpes duros da vida, onde o impacto se faz maior que o burburinho interno, dando espaço a alguma revelação,que natural seria, a cada singular encontro, fato ou milagre não cansando a vida de proporcionar...
Sagrada escuta, sagrado despertar !


Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira Civil, é também uma experiente astróloga, consultora para harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga.
Hoje, sua coluna versa sobre a percepção do Ser Humano sobre o mundo, sempre obscurecido pelo instinto sabotador do Ego.
Ilustração do "Ego", de autoria do cartunista Guilherme Bandeira.

6 comentários:

  1. Que belo texto!
    Acho mesmo que vivemos o império do "ego centrismo".

    Giu Furlan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sagrado ego centrismo...maturidade da alma que para seu trabalho de individualização, necessário, para participar criativamente no Uni verso passa por essa escola.
      Obrigada pela leitura e cometário Giu.

      Excluir
    2. Muito contente com a sua participação, amiga Giu.

      Excluir
  2. somente ouvindo...
    ouvir somente
    só mente
    mente só
    ou vindo
    vindo só
    indo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda sua fala menina...só mente, ou vindo...sim, que haja silêncio para ouvir. Que a mente e o coração se abram ao outro, acolham...lindo e desafiador esse trabalho...existir permitindo a existência do outro!
      Obrigada pela escuta Eli.

      Excluir
    2. Muito inspiradora a sua fala póetica, Eli. O Blog agradece uma participação tão rica.

      Excluir