domingo, 18 de agosto de 2013

Autobiografia na Música - Trabalhos Avulsos (Diamond Dogs - David Bowie Cover) - Capítulo 68 - Por Luiz Domingues



Este caso ocorreu no início de 1991. 
Como eu havia tocado com o Chris Skepis, no "Eletric Funeral", banda tributo ao Black Sabbath, e nem era tão fã assim do Sabbath, o Chris convidou-me para outro evento cover, e cujo artista enfocado, eu tinha muito maior identificação : David Bowie.
Batizamos a banda como, "Diamond Dogs, nome de um álbum do Bowie, logicamente. Bem, nunca foi a minha intenção tocar cover, mas em 1991, após uma série de tentativas frustradas para integrar-me a uma banda autoral, conforme já relatei aqui, precisava reforçar o meu orçamento, e quando surgiu o convite, o aceitei de pronto.

Franklin Paollilo e Johnny Boy, dois músicos excelentes e experientes, na ocasião

O time era excepcional, com a presença de Franklin Paollilo (Ex-Rita Lee & Tutti-Frutti, Joelho de Porco, O Terço e Made in Brazil), na bateria; e Johnny Boy (ex-Camisa de Vênus e Ex-Nasi & Os Irmãos do Blues), aos teclados. Aliás, foi ali que conheci o Johnny Boy, e impressionei-me com sua versatilidade como multi instrumentista, pois tocava baixo; guitarra e teclados, com grande desenvoltura. Não havia um guitarrista, contudo, e o Chris Skepis não queria tocar, pois pretendia dedicar-se só ao vocal, e assim poder realizar todo o mise-en-scenè do Bowie, nas apresentações.
Então, tive a ideia em apresentar um amigo, que era guitarrista, mas nunca tocara anteriormente em uma banda, além de ensaios com bandas de garagem. Era extremamente gentil, solícito e bom camarada, mas o fato é que eu só o ouvira dizer que tocava, mas nunca o vira em ação. Esse foi o meu grande erro ! 
Não revelarei seu nome, embora talvez não fizesse diferença, pois ele jamais tocou em alguma banda significativa. Mas o preservarei assim mesmo. Em duas semanas, cada um tirou uma série de músicas. Eu tirei toda a minha parte, e mesmo por não apreciar tocar covers, confesso que tive prazer e facilidade para tirar o material, pois conhecia tudo e adorava (adoro) aquelas músicas. Então chegou o ensaio, que realizou-se no estúdio "864", na Vila Pompeia, zona oeste de São Paulo, que pertencia ao Chris Skepis.
Na primeira música que fomos tocar, "Suffragete City", o meu amigo "travou". Ele estava tão inibido em tocar com músicos muito mais experientes, que mal conseguia fazer as coisas mais simples da base. Ficou um clima, e após várias tentativas, resolvemos ir para outra. Tentamos "Five Years", e ele mal conseguia fazer a base simples, no riff inicial.
Lembro-me que todos foram compreensíveis. O Johnny Boy chegou a pegar a guitarra e mostrou-lhe a sequência da harmonia, mas ele não conseguia passar do segundo acorde. Enfim, marcou-se um segundo ensaio, mas ao alegar outros compromissos, o Johnny Boy e o Franklin cancelaram suas participações na banda, e assim eu e o Chris abortamos a ideia. Nunca houve uma conversa franca sobre isso, com esse amigo. Ele ficou constrangido, mas não tocamos mais no assunto, e a amizade prosseguiu por bastante tempo. Cheguei a comparecer à cerimônia de seu casamento, inclusive, mas depois a vida dispersou-nos. Só fui falar com ele, muitos anos depois, 2008, mais ou menos, quando soube que já tinha dois filhos e trabalhava como professor. Infelizmente, nossa "Aranha de Marte", não saiu de sua teia, na Vila Pompeia...
Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário