sábado, 5 de abril de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 112 - Por Luiz Domingues


No dia do show, ficamos felizes ao verificarmos que notas publicadas em órgãos da imprensa grande, anunciavam o show. Fora o esperado, porque a casa estava na crista da onda, sendo a danceteria mais badalada da cidade, em um momento onde havia muitas, e todas a abarrotar em termos de público. Chamava-se : "Radar Tantã", e ficava localizada em um antigo galpão de fábrica, no bairro do Bom Retiro, zona central de São Paulo.

Era uma fábrica imensa, e a seguir uma tendência europeia, manteve a arquitetura rústica de suas instalações, com as paredes de tijolos; estrutura antiga do teto e piso rústico. Como modernidade, apresentava apenas o palco, que era pré-montado, e seguia o padrão de palcos montados para shows ao ar livre. Os camarins atrás do palco, deviam ser as antigas instalações de vestiários e sanitários para funcionários da velha fábrica. Eram igualmente instalações antigas, mas em condições de uso, portanto chegavam a ser charmosos pelo seu estilo retrô.

Seria o segundo final de semana da casa em funcionamento, pois na semana anterior, ela havia sido inaugurada pelo Barão Vermelho, em sua plena forma, com Cazuza, no auge. Foi uma tremenda responsabilidade, pois se por um  lado, A Chave do Sol era uma banda em ascensão, por outro, não éramos banda mainstream, a contar com sucessos Pop a ser massacrados pelas estações de rádios etc.

Tal casa apresentava alguns proprietários em regime de sociedade. Uma das sócias era a Dedé Veloso, ex-esposa de Caetano Veloso, e que esteve presente no dia, desde a passagem do som. Um fator extraordinário mudaria completamente o rumo desse show, não artisticamente, mas no seu aspecto financeiro. Ocorreu que a moça que fechou a data em nosso favor, telefonou-nos na manhã do dia do show, e assim comunicou-nos que não poderia estar presente, pois estava fortemente gripada, e muito indisposta. Perguntou-nos se não importávamo-nos em nós mesmos acertarmos o cachet com o gerente da casa, e mediante instruções sobre como procederíamos sem a sua presença, despediu-se e combinamos para acertar a parte dela, a depositar o valor cabível de sua comissão, na segunda-feira. Sem problemas nesse sentido, fomos ao show, mas uma surpresa aguardar-nos-ia em relação ao cachet...
José Luiz Dinola; Rubens Gióia e Luiz Domingues, em foto Promocional d'A Chave do Sol, clicada em julho de 1984

Continua...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário