domingo, 6 de abril de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 116 - Por Luiz Domingues


A seguir, criamos a ideia do Edgard Pucinelli Filho, entrar em cena de uma forma insólita : ele entraria enrolado dentro de um tapete, carregado por dois atores, e ao sair dele, declamaria o hermético poema inicial de Julio Revoredo. 

Quando insistimos nessa ideia, o Edgard criou um empecilho. Ele aceitara cumprir a performance, desde que o poema fosse de sua autoria e não do Julio. Nada contra a poesia dele, mas queríamos a sofisticação literária do Julio, e causar assim, uma sensação inusitada no show. 
Com muito custo, ele aceitou, mas quando realizamos os ensaios da performance na residência do Rubens, ele titubeou, pois era incômodo, sem dúvida, deixar-se enrolar dentro de um tapete. Dou-lhe o benefício desse incômodo, pois realmente nos ensaios deu para notar que não era muito tranquilo passar por essa experiência.

O nosso argumento, foi dizer-lhe que seria um sacrifício de poucos segundos e que causaria um efeito cênico incrível, o que seria uma verdade. E nesse aspecto, ele ponderou, pois a despeito da poesia ser seu o carro chefe, ele gostava da performance e exercitava isso espontaneamente em todo show de Rock em que comparecia, mesmo não ao não fazer parte da produção, mas por ser apenas um elemento a mais do público. Finalmente o convencemos a fazer a performance, e mediante ensaios realizados na residência do Rubens, com direito a sessões de gargalhadas inevitáveis, vimos que seria um pouco desagradável para ele, mas funcionaria ao vivo. Entre os "atores" amadores que convocamos para as performances, estavam os amigos :  "Celso "Esponja" Bressan; Claudio "Capetóide" de Carvalho; Daniel "Papel" Negrão; Iran Bressan, e o irmão do Claudio, Sergio de Carvalho.
Carlos Muniz Ventura, o popular, "Carlão", participou das performances, mas também atuou a ajudar na produção geral e a clicar as fotos do show.

E o Julio Revoredo, que além do suporte literário, aceitou participar, ao realizar uma performance incrível, que descreverei quando falar do show, propriamente dito.

o poeta, Julio Revoredo, em um momento de 1984, em foto de seu acervo pessoal, gentilmente cedida para a composição deste capítulo

Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário