quarta-feira, 19 de março de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 91 - Por Luiz Domingues

A repercussão foi muito boa desse terceiro programa onde participamos, e veio a fortalecer a nossa condição em termos entrado no rol de artistas emergentes, no cenário do Rock oitentista. E certamente com essa construção de imagem, alavancamos a possibilidade em acertarmo-nos com o Luiz Calanca, e sob um acordo de coprodução, viabilizamos a gravação de nosso primeiro registro fonográfico, enfim.

O acerto com a Baratos Afins foi na base acordo verbal, sem necessidade de contrato etc e tal. Nós bancaríamos a parte de estúdio, e o Luiz cuidaria da parte gráfica e prensagem do disco, além do suporte na distribuição e divulgação do trabalho. Passamos então a prepararmo-nos nesse sentido, por termos escolhido as duas canções que fariam parte do compacto simples. Seria : "Luz" do lado A, e "18 Horas", no lado B. Toda a produção de lay-out da capa correria por nossa conta e produção. Nesse item, o Luiz bancaria o fotolito e a despesa da gráfica em sua composição. Então, o Zé Luiz sugeriu que víssemos um desenho que sua irmã, Elizabeth Dinola estava a desenvolver.

Uma pintura de Beth Dinola, exposta em uma Galeria de Arte em São Paulo, recentemente, pós anos 2000, e que hoje pertence a uma colecionadora de Roma, Itália.

A Beth Dinola era (é) artista plástica. Embora a sua especialidade fossem os trabalhos com cerâmica, ela desenhava e pintava com outras técnicas, também. Gostamos dos rafs iniciais que vimos, e autorizamos que a Beth prosseguisse na finalização do Lay-out final.

A ideia, foi a de uma estrada estilizada, como o braço de uma guitarra, e a conter baquetas de bateria, em suas laterais.

Na contracapa, três fotos individuais e uma breve ficha técnica. Já o logotipo, foi criação de um rapaz chamado : José Vicente Dias, indicado pelo Luiz Calanca. Tal logo tornou-se objeto de merchandising em nosso favor, no decorrer de 1984. Trata-se de um pássaro a voar sob a presença do Sol. Falarei mais sobre a produção da capa, mais adiante, quando entrar no ano de 1984, efetivamente. 


Continua...   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário