segunda-feira, 17 de março de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 87 - Por Luiz Domingues


Depois da festa ocorrida nas dependências do sitio do irmão do Zé Luiz (João Dinola), chegou a hora para participarmos da finalíssima do Festival FICO. Não estávamos nem um pouco preocupados em vencê-lo, mesmo porquê, nem éramos alunos do colégio Objetivo, e graças a uma falcatrua, da qual hoje em dia arrependo-me em ter participado, estávamos ali indevidamente. Mas, se a meta fora usar o festival como ferramenta de divulgação, que o fizéssemos da melhor maneira possível e foi assim que procedemos, de fato.

Essa finalíssima ocorreu no dia 21 de outubro de 1983, e foi realizada no Ginásio do Ibirapuera. O público presente foi composto por aproximadamente doze mil pessoas, pois o ginásio estava abarrotado. Foram exclusivamente alunos do colégio, vindos de diversas unidades espalhadas por São Paulo; de cidades interioranas, e até de outros estados, pois o colégio Objetivo havia crescido muito e expandido-se. Tocamos com a nítida preocupação para divulgar o nosso trabalho e a aproveitar o fato do festival estar a ser transmitido ao vivo pela rádio Jovem Pan AM, eu quebrei o protocolo, e não fiz-me de rogado, pois assim que o apresentador anunciou a nossa música, e o seu falso autor, eu fui ao microfone e afirmei que éramos : "A Chave do Sol" e tocaríamos a música "Luz", de nossa autoria.

O poeta, Julio Revoredo estava a acompanhar essa transmissão pelo rádio e contou-me posteriormente que a minha intervenção ao microfone foi providencial, e que serviu para deixar claro que não éramos amadores juvenis a disputar o Festival. Tocamos como se o show fosse nosso, a ignorar o corpo de jurados e saímos satisfeitos com a performance. De fato, apesar de ter sido um público formado de adolescentes agressivos e invariavelmente a torcer por esta ou aquela música, arrancamos aplausos.

Nos bastidores, ao entrarmos no backstage, vimos os músicos do Rádio Táxi ali, a preparar-se para entrar em cena, visto que fariam o show da noite, ao lado do Kid Abelha. Havia uma terceira atração mainstream da qual não recordo-me exatamente quem foi. Acho que foi o Lulu Santos. Alguns membros do Rádio Táxi fizeram menção de rir do Rubens, assim que ele saiu de cena. Entretanto, ao analisar a situação hoje em dia, acho que foi uma interpretação errada que fizemos naquele momento, certamente. Os rapazes deviam estar a conversar qualquer coisa que não tinha nada a ver conosco, e por coincidência, ocorreu bem na hora que passamos e eles olharam furtivamente para o Rubens quando passava, ao rir, mas certamente que foi absolutamente ocasional. Contudo, o fato é que no calor do momento, achamos que fosse alguma manifestação de desdém da parte deles.

Anos depois, conheci o Wander Taffo; o Gelsinho, e o Lee Marcucci, e nunca comentei esse fato com eles, pois não teria o menor cabimento questioná-los por uma bobagem dessa monta, e da qual certamente nem lembrar-se-iam. E após conhecê-los melhor, tenho a certeza de que não teriam sido capazes de um ato em torno de um deboche gratuito desse nível. Mesmo porquê, estavam consagrados; estabelecidos no mainstream e eram adultos, portanto, deve ter sido um mal entendido que interpretamos, erroneamente.

A nossa vontade foi ter ido embora, mas aguardamos o resultado, pois poderíamos ser convocados a tocar novamente se tivéssemos obtido lugar entre os três melhores classificados do Festival. Isso não ocorreu, mas nós não importamo-nos com o resultado do Festival, pois não foi o nosso objetivo e além do mais, seria embaraçoso obter uma colocação pois a canção, "Luz" estava inscrita no nome de um aluno "laranja", e era nossa música, não dele. Fomos embora portanto, com o dever cumprido, por divulgarmos um pouco mais o nosso som, principalmente pela execução radiofônica em uma estação com audiência maciça, em rede nacional, fora o público presente em grande número no Ginásio do Ibirapuera. Falta só um item no grande parênteses que fiz, antes de mergulhar na história da nossa terceira participação no programa : "A Fábrica do Som". Seria a segunda viagem ao interior do estado, e a primeira vez como atração principal do evento.

Continua...  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário