sábado, 1 de março de 2014

Autobiografia na Música - Sala de Aulas - Capítulo 13 - Por Luiz Domingues


O Beto ficou bravo uma vez, quando flagrou a balburdia, e proibiu as brincadeiras dentro da residência dele. Teve toda a razão, é claro, pois poderia quebrar alguma coisa, apesar de estar nas "regras", o fato de que os arremessos só seriam permitidos, mediante sem violência... ou seja, uma pilhéria.  Independente disso, essa moda espalhou-se...
 

Lembro-me certa vez de um ensaio que realizamos para um show tributo ao grupo britânico, UFO, onde metade d'A Chave uniu-se à metade do Golpe de Estado (Golpe do Sol ou Chave de Estado ?). Eu, Luiz Domingues; Beto Cruz, Hélcio Aguirra e Paulo Zinner, participamos de um futebol de quintal, no intervalo da nossa atividade. E recordo-me de uma vez, onde a bola caiu na casa do vizinho, e um garoto da família que ali morava, apresentou-se gentilmente para devolvê-la. Quando chegou, o Paulo Zinner perguntou-lhe : -"garoto, você tem irmãs mais velhas" ? Caímos na risada, e o rapazinho que devia ter cerca de dez anos de idade apenas, ainda perguntou-nos :  -"por que" ?... e o Zinner ainda teve a paciência para responder-lhe : -"peça para ela trazer a bola da próxima vez"... hilário !
De volta a falar dos alunos, os garotos adoravam as palhaçadas, porém, o objetivo seria mesmo aprender a tocar baixo, e todos tinham a sua meta em tocar profissionalmente, um dia, portanto, as brincadeiras eram para ser secundárias, mesmo, e não podia ser de outra forma.  Claro, e isso foi uma constante durante os doze anos de aulas, que ministrei. Sob um universo com mais de duzentos alunos que tive nesse período completo, são raros os exemplos de alunos que não estivessem ali movidos por esse sonho em tornar-se músico profissional; ser artista, gravar e tocar ao vivo com uma banda etc.

Sempre achei que isso por si só, fosse um estímulo, mas muitas vezes eu notava uma timidez muito acentuada por parte de alguns alunos, justamente por esse fator.  Porém, eu tratava logo de quebrar o gelo e deixar a garotada à vontade comigo, ao romper qualquer barreira que pudesse haver entre nós.  Bem, cada caso era um caso, naturalmente. Cada garoto tinha o seu jeito de ser e na média, eu quebrava o gelo a estimular uma conversa informal, ao perguntar-lhes sobre aspectos da vida pessoal de cada aluno, algo do tipo : que som que gostava; artistas prediletos; onde morava, onde estudava etc.

Em geral, deu certo, pois o garoto punha-se a abrir-se e assim ao ganhar a sua confiança, pois eles logo entendiam, que eu era um sujeito igual a eles, e não um ET.  Mas isso gerou várias brechas, pois muitas vezes, os alunos passaram a enxergar-me como um psicólogo, porque queriam conselhos sobre questões pessoais, e nada a ver com as aulas. Não foram poucas as vezes em que telefonaram-me em altas horas da noite, ou em domingos, para verdadeiras catarses, dignas de um divã psicanalítico...

Nesses anos todos com aulas, absorvi e aconselheis em muitos conflitos psicológicas da parte dos garotos. Fui mesmo um psicólogo pratico, ao ajudá-los em conflitos familiares; escolares; com suas bandas, e até nas questões pessoais, tais como : aconselhamentos sobre relacionamentos com namoradas etc. Acho que foi inevitável isso ocorrer, pois eles enxergavam-me como um irmão mais velho, ou até pai, em certas circunstâncias.

Realmente, diante do meu temperamento sereno; fala mansa ao estilo de padre e calma zen budista, na maior parte do tempo, foi um convite para que os alunos estabelecessem as suas catarses, e consequentemente passassem a enxergar-me como um psicólogo. Na média, a faixa etária oscilava entre doze e vinte e cinco anos de idade. Mas cheguei a ter aluno criança, e também, adultos, casados e com filhos. Um deles, aliás, tornou-se um grande amigo, o Edil Postól, que é cientista, e trabalhava à época, no Instituto Ludwig de pesquisas cancerígenas com ligação com a USP, e o Hospital do Câncer.

E como sempre tive essa característica de ser um terapeuta em potencial, pude auxiliar diversos garotos com seus problemas existenciais. Com os adultos a conversa era outra, claro. Assuntos extra-musicais, como política; futebol e acontecimentos do cotidiano, estiveram na pauta. A metodologia didática não mudava, no entanto. O que mudava era o enfoque. Com adultos, geralmente (há exceções...) não existe a necessidade em convencer o aluno de que o exercício proposto é necessário, por mais entediante e doloroso que seja, principalmente no início do curso.

Foi o que sempre disse, para todos : o aspirante tem que ter coragem para romper a dificuldade inicial. Vencida essa barreira inicial que é essencialmente muscular, deslancha. Se desistir, nunca tocará com desenvoltura. Particularmente, eu tinha preferência por alunos em nível zero de aprendizado, independente de sua idade cronológica.  Isso por que era muito mais fácil ensinar um aluno que estivesse na estaca zero do aprendizado, portanto sem vícios adquiridos.

Fora o meu prazer pessoal em verificar um aluno que não sabia absolutamente nada, começar a melhorar, após poucas aulas. Era portanto, muito mais desagradável em minha percepção, corrigir vícios adquiridos por quem já tocava, pois precisava convencer o aluno a tocar de outra forma, até ele conscientizar-se de que seria mais produtivo da maneira sugerida, e nesse ínterim, haveria crises, conflitos etc. Com garotos estaca zero, eu moldava-os desde os primeiros passos, e quando venciam a barreira inicial de dificuldade do adestramento físico, deslanchavam. Confesso que ficava muito mais gratificado em lapidar uma pedra bruta.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário