sábado, 1 de março de 2014

Autobiografia na Música - Sala de Aulas - Capítulo 12 - Por Luiz Domingues

 

Uma das coisas bizarras que surgiu nessa fase do primeiro semestre de 1988, foi a invenção do "Indoor Games". O Carlos Fazano (He Man), que não era aluno, mas batia o ponto todo dia lá no espaço onde ocorriam as aulas, apareceu com uma bolinha de tênis em mãos, certo dia, e começou a usá-la como bola de basquete, ou mesmo bilhar, ao tentar arremessá-la e encaixá-la em espaços inusitados da sala de estar da residência do Beto Cruz, onde a "nova Chave" ensaiava, e eu ministrava as minha aulas.
 Carlos Fazano em foto promocional de sua carreira solo, em 1995

No início, pedi para ele cessar com tal prática, mas no auge de seus quatorze anos de idade, e com o temperamento rebelde, colocou-se a ignorar-me retumbantemente, e de tempo em tempo, a maldita  bolinha assustava-me e ao aluno, ao chocar-se em algum lugar. Foi uma das primeiras demonstrações de indisciplina, na minha vida de professor, e ao longo de doze anos em que mantive-me nessa atividade, tive poucas, na verdade, pouquíssimas ocorrências de insubordinação... 

Então, para neutralizar a rebeldia e reverter o quadro, tornei aquilo um lazer extra, permitido, ao assumir uma aura como recreação em minhas aulas, ou seja, "oficializei" a palhaçada, ao criar regras esdrúxulas, mas estratégicas a visar minimizar o perigo de causar danos ao imóvel ! Confesso que passei a divertir-me, também. E novos jogos ridículos foram criados, com a criatividade solta, e a todo vapor dos adolescentes (e alguns nem tanto, também)...

Golfe indoor; basquete; arremesso de disco... e logo tornou-se uma micro Olimpíada claustrofóbica, ridícula e hilária. E tomou também as dependências do quintal da habitação, onde futebol; volley de varal de roupas, e basquete com baldes a servir como cestas, incorporou-se aos "jogos"... e assim, nos intervalos entre as aulas, a algazarra estava formada e dela, tirei uma lição que muito ajudar-me-ia nos anos posteriores, ao notar que o convívio lúdico entre os alunos, aumentara a sua capacidade de aprendizado. Mais para a frente, contarei sobre os campeonatos de futebol de garagem, que eu organizei entre 1994 e 1995.


Continua...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário