quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Autobiografia na Música - Língua de Trapo - Capítulo 64 - Por Luiz Domingues

O próximo passo foi uma micro temporada no Teatro Municipal de Santo André / SP. O Língua de Trapo tinha uma força muito grande nas cidades da região do ABC, por conta da fama que ali fez, ao participar de vários comícios monstruosos do PT, por ocasião da campanha de Lula, como candidato ao governo do estado de São Paulo, nas eleições de 1982. E dessa forma, fomos tranquilos para mais uma micro temporada em uma cidade do ABC, ao saber que teríamos um bom público.
Logo no primeiro dia, durante a passagem de som, eu tive uma surpresa. Não foi novidade para os demais, pois já conheciam o personagem que apresentar-se-ia, mas para o meu caso, foi inusitado. Notei que o Laert e o Pituco conversavam animadamente nas poltronas do teatro, com um mendigo ! Ao aproximar-me, fui apresentado formalmente ao rapaz, e notei que era de fato conhecido deles e não uma pessoa que folcloricamente havia inserido-se à esmo dentro do teatro.
O sujeito era extremamente culto e o teor da conversação estava para lá de surpreendente, pois mostrou-se óbvio que se estava naquela situação de penúria, deve ter sido pr conta de um revés inesperado, porque fora evidente que tratava-se de uma pessoa que detinha um nível educacional e cultural incompatível com a sua situação social terrível, naquele momento. Então tudo esclareceu-se : era de fato articulado, pois fora jornalista, mas por uma série de fatores alheios à sua vontade, e alinhavados pelo alcoolismo, pôs-se a perder tudo. Casa; emprego e família ficaram só na lembrança, e agora a viver sob favores, esmolas e eventuais bicos, e assim vivia como mendigo. Parecia surreal ver o rapaz maltrapilho e sujo, a citar Dostoievksi, discursar sobre política, arte etc. Depois desse dia, o encontrei ocasionalmente uma vez no bairro do Bexiga, em São Paulo. Isso foi em uma noite em que o Pitbulls on Crack iria tocar em determinada casa noturna da Rua 13 de maio, em 1994, ou seja, dez anos depois. Ele aparentava estar em uma situação um pouco melhor, mas ainda a viver com muita dificuldade, certamente. E continuava com a sua cultura invejável, a causar espanto para quem costuma julgar as pessoas apenas pela aparência. Logo mais, falarei sobre os três dias no Teatro Municipal de Santo André e tenho boas histórias para contar dessa ocasião.
Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário