segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Autobiografia na Música - Língua de Trapo - Capítulo 104 - Por Luiz Domingues



Um das casos mais pitorescos que aconteceu no Teatro Lira Paulistana, na verdade, não necessariamente tem a ver com essa retomada de temporada em abril de 1984. De fato, tal situação já acontecera nas temporadas anteriores. Tratava-se de uma piada pré-show, mas também tinha sentido como estratégia para a banda. O Marcelo Moraes, que era colega de faculdade, e um agregado do Língua de Trapo, tinha experiência como locutor de rádio. Se eu não estiver enganado, naquela época ele já estava a trabalhar na Rádio Jovem Pan AM. Então, como era muito bom com humor improvisado, estilo "Stand up comedy", atuava com maestria nos minutos que antecediam o show. Pois assim que as pessoas começavam a entrar no teatro, a buscar os seus assentos, ele já estava com um microfone aberto, onde passava a conversar com elas, e a contar piadas.

Mas a grande estratégia foi brincar diretamente com as pessoas, ao fazer com que na base da pilhéria interativa, elas aceitassem apertar-se nas arquibancadas, para abrir espaço para entrar mais gente no teatro. As brincadeiras eram hilárias e a pessoas riam muito, mesmo antes do show começar e consequentemente, depois do show começado, algumas já possuíam até dificuldade para rir, sob um processo de desopilação total. E onde cabia uma pessoa confortavelmente instalada, o espaço culminava em ser ocupado por duas, ao dobrar a capacidade da audiência.

Visto nos padrões de hoje em dia, realmente foi uma prática perigosa, pelo quesito segurança, mas naquela época, ninguém sequer pensava nessa possibilidade e por sorte, apesar da superlotação que conseguíamos, nunca nada de errado aconteceu, ainda bem. Contudo, a estratégia logrou êxito, pois arregimentamos um público muito acima da capacidade oficial do teatro, muitas vezes, por conseguir um resultado de bilheteria bem acima do esperado, ao fazer dos encontros das segundas, na casa do empresário, Jerome Vonk, uma festa para todos, na hora para acertar as contas da semana !


Continua...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário