quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Autobiografia na Música - Língua de Trapo - Capítulo 110 - Por Luiz Domingues

Mais ou menos nessa época (abril de 1984), é que surgiu um convite da TV Cultura de São Paulo, para fazermos um especial de uma hora de duração. Aceitamos de pronto, logicamente.

Não me lembro a data exata, mas lembro que foi numa terça-feira o dia dessa filmagem, e o objetivo era fazer uma performance ao vivo, mas sem público. 


Para tanto, nos deslocamos ao teatro da TV Cultura, chamado Teatro Franco Zampari, localizado no bairro do Bom Retiro, próximo ao centro antigo de São Paulo. Esse teatro era (é), acoplado à estação Tiradentes da linha do metrô.

Apesar de pertencer à TV Cultura, fica bem longe dos estúdios da referida emissora, mas tem vida própria, e muitos programas foram e ainda são gravados ali.

Interessante, embora tétrico, é o fato de que antes de se tornar um teatro, portanto um equipamento cultural de nobres propósitos, ali houvera pertencido à órgãos que davam apoio à ditadura, portanto, ali muita gente foi encarcerada nos porões, e torturada, lamentavelmente. 


Voltando ao que interessa, a filmagem foi muito tranquila; e o fato de estarmos bem ensaiados e habituados a fazer o show em temporadas, facilitou o trabalho dos técnicos.

Não fizemos a sequência do show normal, mas preparamos um set list mesclado com algumas canções que não estavam no show, também.

O especial foi ar rapidamente e deu boa visibilidade, reforçando a divulgação da temporada.

Tivemos um problema com o Samba-Enredo, pois como já relatei anteriormente, uma determinada organização de cunho político-religioso, sentiu-se ofendida e tirou satisfações formais etc.

Com algumas adaptações estratégicas na letra e o cuidado de não usar um adereço que poderia criar problemas, gravamos assim mesmo.

Lamento muito não ter esse especial na íntegra e só conheço um vídeo isolado no You Tube, exatamente da música "Concheta".

 http://www.youtube.com/watch?v=f6EsLWc6S_g

Sinto muito, mas não consegui carregar o video diretamente aqui, mas esse é o link para assistir no You Tube.

O Laert tem esse VHS, e tem planos de digitalizá-lo e disponibilizá-lo no You Tube. 

Naturalmente eu postarei imediatamente por aqui, assim que ele surgir.


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário