segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Autobiografia na Música - Língua de Trapo - Capítulo 74 - Por Luiz Domingues

 

Nesse ínterim, a chuva diminuiu o seu ímpeto violento, e a boataria deu conta de que os shows recomeçariam. Foi quando a movimentação de técnicos intensificou-se, a tentar diminuir o tempo perdido. A tempestade, no entanto, já havia provocado um atraso em torno de duas horas entre o nosso show, e o início do show do Raul Seixas. 
Então, um produtor do Raul abordou-nos em nossa mesa, e perguntou se um de nossos guitarristas poderia fazer a gentileza de emprestar uma guitarra para ele, Raul. O fato é que ele tinha chegado ao local do show, sem guitarra e dessa forma, mesmo não sendo imprescindível para o show, visto existir um bom guitarrista na banda, ele insistia que queria iniciar o show a tocar junto com a banda. Bem, o Sergio Gama, um de nossos guitarristas, animou-se de pronto. Seria uma honra ter a sua guitarra na mão do Raul, quiçá a ser fotografada e filmada. O outro guitarrista, Lizoel Costa, aconselhou o Sergio a não fazer isso, pois poderia arrepender-se. Não lembro -me quem, mas outras pessoas também aconselharam-no a não emprestar. Era uma guitarra, Giannini, tudo bem, mas mesmo por não ser uma Gibson, seria temerário o empréstimo.
Então, o Sergio nem quis saber e emprestou sua SG vermelha. O produtor levou-a ao Raul e nós ficamos na coxia a presenciar a movimentação para o início do seu show. Mesmo com o palco cheio de vestígios da lamaceira e a faltar vários spots de luz que foram perdidos, o show estava pronto para começar, e o público delirava com a perspectiva do Raul aparecer, a esquecer-se completamente que a lama os deixara sob petição de miséria. Então, o Raul entrou no palco e ao dirigir-se a cambalear ao microfone central, com a Gianinni SG do Sergio Gama, pendurada no ombro, mal começou a tocar com a banda, e caiu de frente, a espatifar-se com a guitarra no chão. Rapidamente, roadies entraram e o retiraram, para levá-lo à Bauru, em um Pronto-Socorro.  O produtor que havia pedido a guitarra emprestada veio devolvê-la e a pedir mil desculpas, a entregou com um tremendo arranhão produzido pelo impacto no chão. Ficou aquele clima em torno do : "eu avisei", mas o Sergio, apesar de chateado, resignou-se com o prejuízo. 

Pois é... após duas horas de atraso, o Raul não cantou nem uma música, e estava encerrada a sua participação. Por sorte, ao anunciar-se que ele fora levado ao hospital, não houve tumulto. O público estava resignado, mesmo por que, todo mundo viu a queda assustadora e ficou preocupado com ele. Mais um pequeno atraso e com muita discussão nos bastidores por conta de cachet, Hermeto Paschoal, enfim entrou e alegrou a noite com o seu Free-Jazz, cheio de experimentalismos e brasilidades.

A seguir, João Gilberto apaziguou todo o nervosismo anterior, com sua Bossa-Nova intimista e apresentada costumeiramente quase aos sussurros. O céu abriu, e embora o público estivesse encharcado e enlameado, apreciou, a minimizar as agruras de um sábado tumultuado. 

E ainda tem mais um pouco de histórias sobre o Língua de Trapo em Águas Claras' 1984...
Continua...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário