quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Autobiografia na Música - Língua de Trapo - Capítulo 63 - Por Luiz Domingues




Na terça-feira posterior, o Língua de Trapo estava escalado mais uma vez para participar do programa : "A Fábrica do Som", da TV Cultura de São Paulo. Foi uma dinâmica diferente em meu caso, pois desse programa eu já havia participado três vezes, com A Chave do Sol, e sem dúvida, foi fator preponderante para alavancar essa minha outra banda, e consequentemente, a minha imagem pessoal. Eu já conhecia a estrutura toda, estava acostumado a atuar no palco do Sesc Pompeia, e conhecia bem o pessoal da produção desse programa de TV, e seu esquema de trabalho.

Mas o Língua de Trapo também já o conhecia, pois já havia apresentado-se outras vezes anteriormente, também, e estava  acostumadíssimo a atuar em teatros lotados. O inevitável aconteceu, quando subimos ao palco, sob gritos vindos da plateia : - "A Chave do Sol", a espoucar pelos dois lados da plateia. Fora uma situação que incomodara os membros do Língua de Trapo, a causar-me um certo constrangimento, mas o que eu poderia fazer para coibir tal manifestação ?

Claro que eu também ficava constrangido em respeito ao Língua de Trapo, mas por outro lado, também achava muito estimulante verificar que A Chave do Sol crescia em popularidade, por conta de manifestações dessa monta. A apresentação foi tranquila. Lembro-me em termos executado as canções : "Concheta"; "Deve Ser Bom";"Regui Spiritual", e "Xingu Disco", músicas do primeiro LP.
"Régui Spiritual" era uma música que não estava no repertório do show que estávamos a realizar em turnê, mas eu gostava muito de tocá-la. Trata-se de uma tremenda ironia com os falsos gurus que exploram a boa fé das pessoas humildes etc. Uma pena, mas não lembro-me em tê-la executado mais vezes, seja em shows ou apresentações de TV. O Pituco Freitas vestiu-se com um terno branco, e a usar o fato do teatro conter uma parte superior, onde ficavam dois camarotes, apareceu inicialmente nesse lugar, como se estivesse em um púlpito, a ser idolatrado por seus discípulos. Foi muito interessante a performance, mas infelizmente, eu nunca havia assistido essa exibição na TV, até julho de 2015, quando um amigo chamado, Flavio Tsunami abordou-me na Rede Social Facebook e disse ter resgato vídeos do Língua de Trapo com minha participação na banda ! Eis então as duas músicas que foram ao ar, decorrentes dessa aparição na "Fábrica do Som", descrita neste capítulo : "Régui Spiritual" e "Deve Ser Bom"

O link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=tPVAZz0aPww

O link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=mKsh_1d83TY&feature=youtu.be

Sobre "Deve ser Bom", é impressionante como uma sátira sobre a sanha dos políticos pelo poder continua muito atual. Essa minha segunda apresentação nesse programa, com o Língua de Trapo, ocorreu no dia 17 de janeiro de 1984 (mas foi ao ar em 21 de janeiro), com um público com mil e quinhentas pessoas, aproximadamente.

Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário