segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Autobiografia na Música - Sidharta - Capítulo 1 - Por Luiz Domingues

 
Cansado por interagir no mundo underground (por estar a trabalhar com um som a conter elementos "indie", e nem assim conseguir entrar, enfim, no patamar mainstream), saturei-me, e dessa forma, eu pedi as contas do Pitbulls on Crack, após um último show que realizei com essa banda, em 1997. 

Nada contra os colegas, mas a aposta na contramão também não lograra êxito em minha ótica pessoal e dessa forma, decidi radicalizar, ao sair e assim partir para um projeto onde decidira empreender o som que gostava, sem nenhuma preocupação com o mercado; a opinião dos críticos comprometidos com o niilismo de 1977, e sem preocupação financeira, visto que sustentava-me a ministrar aulas de música. Meu plano inicial foi fundar uma banda onde pudesse planejar cada pequeno detalhe e não errar, ao basear-me na experiência dos erros cometidos em trabalhos anteriores.
Eu, Luiz Domingues e Rodrigo Hid, na minha sala de aulas, em 1996

E o primeiro quesito, foi a escolha dos membros. O primeiro em quem pensei, foi Rodrigo Hid, mas cabe uma explicação anterior. Comecei a ministrar aulas em julho de 1987. No início, procurou-me, garotos fãs d'A Chave do Sol, a minha banda na década de oitenta, e o espectro de 99 % deles, foi centrado no Heavy-Metal, e o Hard-Rock oitentista. Com o tempo, isso pôs-se a mudar e lá por 1992, começou a aparecer uma nova safra com garotos na minha sala de aulas, e para o meu espanto, muitos, influenciados por bandas dos anos 1960 e 1970. Então, entre 1992 e 1999, a minha sala de aulas tornou-se um núcleo, onde muitas bandas formaram-se, e ideias borbulharam.
E não foi apenas esses alunos, mas vários agregados que aproximaram-se com a mesma mentalidade, como por exemplo, companheiros de suas bandas de garagem; irmãos; amigos; primos; namoradas, etc. Já em 1994, estava formado um pequeno exército com "neo-hippies". Garotada extremamente jovem, e antenada nessas décadas pregressas. Foi engraçado verificar o entra-e-sai em minha residência, com cabeludos a usar batas coloridas e calças boca-de-sino , absolutamente anacrônicas para o momento noventista. E permeado por essa euforia retrô, percebi o talento de vários meninos, entre eles : Rodrigo Hid e Marcello Schevano. Não pensei no Marcello em um primeiro instante, por ele ser muito jovem, mas o Rodrigo, com dezoito anos de idade em 1997, aparentou-me estar mais preparado.
Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário