quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Autobiografia na Música - Terra no Asfalto - Capítulo 66 - Por Luiz Domingues

Participações Especiais :

Edmundo : 

Residência do baterista, Edmundo, onde tudo começou para o Terra no Asfalto, em dezembro de 1979

O Edmundo, amigo fiel do Paulo Eugênio, e que foi o primeiro benfeitor da banda (ao emprestar a sua residência a realização dos nossos primeiros ensaios), só participou da banda uma vez como convidado, ao tocar percussão em uma apresentação do Terra no Asfalto, em Campinas / SP, na Escola de Idiomas, Cultura Inglesa, em 1980. Apesar dessa efêmera participação, foi testemunha assídua de toda a carreira da banda. E por ser um amigo que eu tinha boas referências, foi o primeiro em quem pensei, quando quis recrutar um baterista para A Chave do Sol. Esse episódio já foi registrado no capítulo : "A Chave do Sol". Muitos anos depois, ele compareceu em vários shows da Patrulha do Espaço e do Pedra.



Tato Fischer :
                   Tato Fischer, em foto bem mais atual

Também efêmera, porém produtiva, foi a passagem meteórica de Tato Fischer pelo Terra no Asfalto. A sua melhor colaboração, foi na primeira edição da apresentação na Escola de Idiomas, Cultura Inglesa, em 1980. Também teve uma participação em uma apresentação acústica, e bem improvisada, e nada mais. Falei sobre o Tato Fischer com detalhes, no capítulo : Trabalhos Avulsos". Nunca mais tive contato com ele, depois dessa sua participação com o Terra no Asfalto. 



Catalau : 

                        Catalau, na época do Golpe de Estado

Não chegou a tocar ao vivo, nem como participação especial, mas foi cogitado para ser guitarrista / vocalista do Terra no Asfalto, em meados de 1980. Fez poucos ensaios acústicos, mas a sua participação não concretizou-se. Encontrei-o em 1983, a tocar no "Fickle Pickle", e a partir de 1985, ele brilhou muito no Golpe de Estado, até afastar-se em meados dos anos 1990, e dar uma guinada na vida, quando tornou-se pastor evangélico, e cantor gospel. Convivi bastante com ele, entre 1983 e 1990, mas depois que deixou o Golpe de Estado, e tornou-se evangélico, a última vez foi no camarim do Sesc Pompeia em 2003, quando dividiu um show coletivo com a participação da Patrulha do Espaço, onde eu estava a atuar, e Serguei.

Maurício "Pardal"  :
Mal esquentou o banco de baterista, pois foram só quatro apresentações. A banda estava desfigurada em 1982, e não esboçava reação para evitar esse fim presumível, quando ele, a sentir o clima, saiu pela tangente, até a ironizar, conforme já relatei.
Pouco sei do "Pardal" antes e depois de sua passagem meteórica pelo Terra no Asfalto. Sei apenas que era um músico com extrema qualidade técnica, mas desconheço a sua trajetória pessoal, para citá-la aqui. Nunca mais tive notícias suas, após 1982.


Wagner "Sabbath" :

Registro aqui, como forma carinhosa e honorária, mas na verdade não foi membro, tampouco aspirante a membro. O Wagner "Sabbath" foi um rapaz que aparecia com frequência nas apresentações, e insistia com viva tenacidade para que nós o deixássemos cantar com a banda, de uma maneira fortuita. Ele queria cantar e tocar guitarra, a todo custo. A sua insistência fora tão grande, que um dia enfim o deixamos que apresentasse-se sozinho à guitarra, no intervalo de uma apresentação nossa, ocorrida no Bar 790. Graças a ele, o poeta, Julio Revoredo, seu amigo de longa data, compareceu em algumas apresentações do Terra no Asfalto, e posteriormente, passou a acompanhar a carreira d'A Chave do Sol, ao apresentar o poeta, formalmente para nós, e daí, este veio a tornar-se o nosso parceiro letrista em várias composições. E claro... pedia para dar cantar com A Chave do Sol, e sonhava em ser o nosso vocalista. No capítulo d'A Chave do Sol, tenho boas histórias dele. 



Rubens Gióia : 
                                Rubens Gióia, em foto bem mais atual

Embora a sua participação tenha limitado-se a três ou quatro ensaios acústicos, e reuniões de escolha de repertório, claro que merece a citação. Ou seja, Rubens Gióia não teve de fato uma história no Terra no Asfalto, mas ao mesmo tempo, esse contato supostamente efêmero, foi fundamental para delinear o início d'A Chave do Sol. Dispensa comentários aqui, pois é personagem fixo e vital no capítulo : "A Chave do Sol".


Continua...    

Nenhum comentário:

Postar um comentário