segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 40 - Por Luiz Domingues


Foi quando eu percebi que a Verônica havia parado de cantar, por que eu a acertara violentamente com o headstock do baixo! Ela estava com a mão sobre o rosto e quando a tirou, a sua face estava muito marcada pela cor avermelhada, certamente devido ao hematoma gerado de forma instantânea. Mesmo assim, nós continuamos a tocar, e só depois do show eu pude pedir desculpas pelo acidente.

Tive os meus dias como Pete Townshend ali no Victoria, e como ele, também causei acidente pelos excessos cênicos, enfim!

Tirante esse acidente do qual ela foi vítima, o que estava a acontecer com a Verônica em relação à banda? Ela passou a denotar uma distância de nós, o que contrastara com a sua então docilidade e simplicidade com a qual nós havíamos nos habituado a lidar, desde que ela ingressara em nossa banda.

Dessa forma, passou a ser comum que ela não comparecesse aos nossos ensaios e nos shows, ela chegava em cima da hora para a apresentação, sem aguardar previamente conosco o momento da apresentação, quase toda noite. E assim que o espetáculo se encerrava, ela se despedia rapidamente de nós e partia, sem muita chance para conversarmos. 

Então descobrimos que ela na verdade estava a receber propostas  para se lançar como uma cantora solo e assim, ao encerrar o nosso contrato, que se desvinculasse da nossa banda mediante a promessa de um contrato com uma gravadora major, a garantir-lhe gravação de um disco, a formação de uma nova banda contratada para acompanhá-la, e ela a assumir-se como uma estrela isolada.

Sendo assim, quando acabou o contrato com o Victoria Pub, ela saiu sumariamente d'A Chave do Sol, e nós ficamos sem perspectivas imediatas, pois todo o embalo maravilhoso que havíamos adquirido desde outubro de 1982, esvaiu-se, por que estávamos sem outras datas em vista, e também por termos que procurar às pressas um novo vocalista ou voltarmos ao formato como Power-Trio e assim termos sido obrigados a reestruturar todo o repertório para o Rubens, ou o Zé Luiz cantarem. 

Isso sem contar o prejuízo de se perder uma vocalista do potencial sensacional que ela possuía. Se tivéssemos prosseguido com ela e com a sorte de arrumarmos um produtor, muito provavelmente o nosso futuro teria sido bem diferente. 

Com esse revés, nós experimentamos a primeira curva descendente na história da nossa banda. Relatarei a seguir essa fase dura que durou três meses, aproximadamente, sob uma profunda aspereza.

Essa foto foi clicada durante a realização de um soundcheck no Victoria Pub,  sem a presença da Verônica Luhr. Tornou-se irônica, pois com a sua súbita debandada obrigou-nos a voltarmos ao formato de um Power-Trio, doravante.

Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário