quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Autobiografia na Música - Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 35 - Por Luiz Domingues


Após uma apresentação super prazerosa, quando tocamos no casamento de Ciro Pessoa e Isabela Johansen, Os Kurandeiros voltaram a se apresentar em 11 de julho de 2014, no Melts, a surpreendente hamburgueria, onde todos os funcionários eram super simpáticos e o público apreciava demais a nossa performance, apesar de não ser uma casa de shows, propriamente dita. 

Estávamos na antevéspera da final da Copa do Mundo, mas os ânimos já estavam super melancólicos pelo "Knock Out" histórico que o Brasil levara da Alemanha, portanto, ainda houveram bandeirinhas dos países participantes da competição como decoração da casa, mas nenhuma manifestação mais acalorada por parte das pessoas em relação ao futebol.

"Só Alegria", na apresentação do Melts em em 11 de julho de 2014, com Edu Dias como convidado, na gaita.

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=wt9zdYW_GaA

E acho que por ser um período marcado pelas férias escolares e aquele estabelecimento contar com o seu movimento mais forte justamente por atrair universitários que estudavam em várias instituições nas redondezas, ter estado com um contingente mais ameno e atípico, nessa noite.
Mais uma vez o gaitista, cantor e entertainer, Edu Dias apareceu para dar participar.
Depois disso, Os Kurandeiros foram para o Bierboxx, da Vila Madalena, mais uma vez. Foi uma noitada super animada e muitos amigos apareceram para participar de improviso, como o casal, Ciro & Isabela, além de Binho e Fernando Ceah, membros da banda Vento Motivo, e mais uma vez, Edu Dias, com a sua habitual extroversão como entertainer.
 
Com mais de cinquenta pessoas a nos ver, aconteceu no dia 19 de julho de 2014, e foi bastante prazeroso, com picos de euforia até, pelo que me lembro.
Com o meu amigo e ex-companheiro d'A Chave do Sol, Rubens Gióia no Santa Sede Rock Bar, a nos assistir...
Na próxima parada, voltamos ao Santa Sede Rock Bar, a simpática casa da zona norte de São Paulo, onde o sonho definitivamente nunca acaba, com aquela atmosfera hippie impregnada pelas paredes.
                        Foto do acervo de Vanessa Anchieta

Foi mais uma boa apresentação, porém não com muito público, cerca de cinquenta pessoas, mas animados como sempre. Aconteceu no dia 8 de agosto de 2014.
Ainda em agosto, voltamos ao palco simpático do aconchegante Centro Cultural Gambalaia, em Santo André-SP, cidade do ABC. 
Foi sempre um prazer tocar em um espaço tão interessante com o nobre propósito de ser uma casa de cultura multiuso, o Gambalaia sempre nos recebia muito bem, através de seu produtor & proprietário, Alex Humberto.

Desta feita, inovamos e além de termos o reforço sempre bem-vindo do tecladista superb, Nelson Ferraresso, teríamos dois convidados especiais: os guitarristas oriundos da própria cidade de Santo André, Marcos Mamuth e Caio Rossi, este, guitarrista da banda: "O Livro Ata". 

Além disso, o vocalista, Fernando Ceah, que comparecera para nos prestigiar apenas, culminou em participar com uma performance ao sabor dos blues para o hit de Benito Di Paula, "Retalhos de Cetim". 

 
"Rabo de Saia" com Kim Kehl & Os Kurandeiros + Marcos Mamuth + Caio Rossi

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=DkL_UYARuYo  
"Meu Mundo Caiu", com Kim Kehl & Os Kurandeiros + Marcos Mamuth 

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=pBmH-TWUa-0
"Problemas" com Kim Kehl & Os Kurandeiros + Marcos Mamuth + Caio Rossi

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=i1dhukOPJqs
"Sleepwalk", com Kim Kehl & Os Kurandeiros no Gambalaia

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=lhVTaIxgNGA  
"Retalhos de Cetim", uma exótica versão "Blues" para o Samba-Canção de Benito Di Paula, com a interpretação vocal de Fernando Ceah, vocalista da banda: Vento Motivo. Detalhe engraçado no vídeo, o Kim fica a me fornecer as dicas da harmonia da música, o tempo todo, visto que eu não a dominava, apesar de conhecer a canção.

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=lFZfFrh5G6g

Foi muito bom ter a presença deles, ao conferir ao show, um brilho especial.

Para fechar o mês de agosto, no dia 24, tocamos em uma casa diferente localizada no bairro do Ipiranga, zona sudeste de São Paulo, chamada: "Diminuta Bar". 

O curioso a respeito dessa casa, fora o seu palco planejado para ser uma vitrine, onde a banda tocava virada para dentro, direcionada ao público do interior do estabelecimento, porém, as pessoas a circularem pela rua nos viam a tocarmos de costas, portanto para chamar a atenção de pedestres e também dos carros que passavam por ali. 

Apesar dessa exótica característica, foi prazeroso tocar ali e particularmente eu achei interessante a acústica da casa, que por conta de colocar a banda sob uma posição encravada entre o hall e a vidraça da vitrine, parecia produzir um efeito de concha acústica, portanto para deixar o som mais grave, principalmente da bateria. Chegava a ser engraçado ouvir o som do bumbo, com um tipo de sonoridade que lembrava o do bumbo microfonado em sistema de PA, mas na verdade, não havia tratamento sonoro algum para a bateria no equipamento, mas tão somente o seu som "in natura".

A se registrar a surpresa da chegada de meu ex-aluno, Carlos Keller Rodrigues, o popular "Cali", com sua esposa, e sua irmã, Claudia Keller com marido e o filho. Foi muito bom poder rever Cali e Claudia, que eu conhecia desde os anos noventa. Moradores do bairro, motivaram-se a nos assistir, ao verificar a presença de anúncios da apresentação através das redes sociais da internet e foi muito boa, portanto, tal iniciativa de ambos e de seus acompanhantes.  

Assim encerramos o meses de julho e agosto de 2014, com noites bem animadas e presenças queridas de amigos a interagir conosco, como estas últimas que eu relatei.

No Bierboxx, com os queridos amigos e músicos superbs: Renata "Tata" Martinelli e Marcião Gonçalves 

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário