quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 172 - Por Luiz Domingues

A próxima apresentação ocorreu em um show compartilhado com outras duas bandas e foi um convite que veio da parte do baixista do Tomada, Marcelo "Pepe" Bueno.  
A ideia seria participarmos de um show triplo, a ocorrer na casa de shows, "Gillan's Inn", estabelecimento que naquela época localizava-se na Rua Caio Prado, bem perto do cruzamento com a Rua da Consolação, portanto, para quem não conhece São Paulo, um local muito boêmio, perto de uma infinidade de teatros e casas noturnas, na região da Praça Roosevelt, no centro da cidade. 
Além de nós e do Tomada, tocaria também o “Balls”, uma boa banda paulistana de Hard-Rock, cuja sonoridade lembrava-me o trabalho de bandas como o “Knock-Out”, dos anos oitenta e o “Blues Riders”, esta em plena atividade na época. 
As instalações da casa eram bem interessantes, com a decoração muito próxima de pubs britânicos e o seu proprietário, um rapaz chamado Luiz, sabia exatamente a medida do que tinha em mãos e queria para sua instalação. 
Com cultura Rocker, a sua ideia foi louvável para abrir espaço para bandas autorais, mas claro que também abrigava bandas cover na sua programação. A casa tinha uma estrutura de som e iluminação, condizentes, mas havia um problema estrutural ali e que não era culpa de seu proprietário: no palco, haviam duas vigas que faziam parte da sustentação daquela edificação, portanto, aquilo limitava tremendamente o palco, ao fazer com que qualquer banda ficasse com um espaço cênico muito prejudicado para efetuar a sua performance. 
Hoje em dia, e acho que desde 2014, salvo engano de minha parte, a casa mudou-se para um outro espaço e ostenta agora um palco com padrão de teatro e infraestrutura muito melhor. 
Pedra no minúsculo palco da antiga sede da casa noturna, "Gillan's Inn. 21 de dezembro de 2012. Fotos de Naty Farfan
Mas nesse dia, não houve outro meio e realmente a banda, aliás não somente a nossa, mas as demais, sofreram com o espaço limitado com aquelas inconvenientes vigas a atrapalharem. 
O show foi marcado para a véspera de uma data que estava a ser comentada na mídia com força, por ser supostamente o fim do calendário da antiga civilização pré-Colombiana, "Maya", ao sinalizando que o mundo, supostamente “acabaria”. 
A brincarmos com o fato, toda a nossa divulgação foi baseada nisso e o mote: "Venha passar seu último segundo de vida ouvindo Rock", foi usado de várias maneiras. 
A brincadeira espalhou-se pela internet e o chamado "último show de Rock de nossas vidas" atraiu bastante gente. Gostei muito da presença de queridos amigos ali presentes. Meus amigos, o poeta Julio Revoredo e a sua esposa, Regina Célia, Edil & Marilu Postól, Fernando Minchillo, enfim, foi uma confraternização da minha velha sala de aulas, dos anos noventa.
Sobre os shows, eu gostei bastante dos riffs executados pelo "Balls", uma banda que eu conhecia apenas pelo nome, mas ali eu pude constatar o seu potencial, que apreciei muito. 
 
O Tomada vivia uma fase fantástica nessa época e a sua apresentação foi bem azeitada, gostei bastante, também. 
 
E o Pedra vivia um momento ótimo, sem nenhuma pressão interna, com astral leve e praticamente a repetir o padrão da apresentação anterior, com a diferença de que tocamos de forma mais Rock, com maior pressão do que o show intimista que apresentamos no Melograno Bar. 
 
O único inconveniente foi que por conta do palco muito limitado, suprimimos o uso dos teclados, ao executarmos um set list somente baseado em músicas com duas guitarras. Tudo bem, isso tecnicamente não atrapalhava-nos, mas artisticamente era um prejuízo, pois mostrava apenas uma faceta da nossa banda e nós tínhamos outras.
"To Indo a Mil" no Gillan's Inn, 21 de dezembro de 2012. Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=0G2TB_plKNw  
"O Galo Já Cantou" no Gillan's Inn, dia 21 de dezembro de 2012. Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=422T3e4V5v8

Set list mais curto que o normal, mas não necessariamente de choque, demos um ótimo recado naquela noite.
 
"Se Você For a Fim", no Gillan's Inn, dia 21 de dezembro de 2012. Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=X9xp5zW16fc  
 
"Estrada" no Gillan's Inn, no dia 21 de dezembro de 2012. Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=QADVZVD8GhU

Ao final, Oswaldo Vecchione, o baixista e histórico líder do Made in Brazil, apareceu, e ele assistiu o final do nosso show. 
 
"Pra não Voltar", no Gillan's Inn, no dia 21 de dezembro de 2012. Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=nio8kz1mc4A
  
"Os Teus Olhos", no Gillan's Inn, no dia 21 de dezembro de 2012. Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=b6gcDZhT5HY
 
O mundo não acabou... nenhum cataclismo ocorreu na virada do dia 21 para 22 e particularmente, eu nunca achei que ocorresse algo tão radical pela questão do fim do calendário Maya. Acredito sim, que uma mudança pode ter começado ali, mas de forma sutil, mais a se pensar em questões energéticas. 
 
O show foi bom, viramos bem o ano de 2012 para 2013 e no embalo, o ano de 2013 começou com boas novas. Dia 21 de dezembro de 2012, com cento e cinquenta pessoas no Gillan's Inn, o Rock aconteceu e nenhum mega meteoro chocou-se com o planeta Terra... apenas as vigas do estabelecimento atrapalharam-nos.
                                     Foto: Naty Farfan
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário