sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 158 - Por Luiz Domingues

Diogo Oliveira era sabidamente por todos nós, um artista multimídia, sensacional. Artista plástico, desenhista, web designer, publicitário e músico multi-instrumentista, não só pelos talentos todos arrolados, mas também pela enorme criatividade e cultura avantajada que tinha (tem), todos esses elementos o credenciavam como um artista praticamente a ser considerado como um gênio ao meu ver e eu não sou dado a exageros indevidos, portanto, amigo leitor, tal consideração de minha parte tem a sua razão de ser. P

Portanto, com tais características tão acentuadas, se tornou óbvio que quando ele assumiu a criação e produção do vídeoclip que representaria a música, "Cuide-se Bem", nós ficamos descansados quanto à qualidade que ele imprimiria em tal produção. 

Contudo, quando vimos o resultado, ficamos chocados com a constatação de que superara muitíssimo a nossa mais otimista das expectativas!

O clip é simples de certa forma, mas a ostentar uma criatividade absurda, que tranquilamente poderia estimular com que tal peça pleiteasse participar de festivais de curtas e até mesmo entre peças publicitárias, a excetuar-se o fato de não conter uma metragem padrão, nesse caso.

Ao tratar-se de um misto de ilustrações e interação humana, ficou singelo, quase como uma animação infantil e dessa forma, foi capaz de encantar as pessoas pela sua delicadeza na abordagem. 

Focado em uma ideia a se basear no manuseio de um livro, como se evocasse mesmo os livrinhos de histórias infantis, quatro mãos humanas vão a virar as páginas manualmente, e assim a interagirem com os desenhos que acompanham o teor da letra da música. 

A banda participa da animação, mas sem mostrar o rosto dos seus componentes, apenas a revelar mãos e braços no ato de se tocar instrumentos, com imagens que foram capturadas no estúdio Overdrive e inseridas através de um desenho muito lúdico, a conter o enquadramento de um velho monitor de TV. 

Absolutamente criativo, certamente. sobre tal criação eu tenho a opinião de que trata-se de um clip muito bonito e que realçou a música e nossa versão em específico, a valorizá-la de uma forma muito intensa.

O festejado Vídeo Clip de "Cuide-se Bem":  

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=rf-VQpsLgQk

Diogo Oliveira brilhou muito e confirmou pela bilionésima vez tratar-se de um artista genial. Honra seja feita, um colega publicitário de Diogo foi creditado como coprodutor, chamado: Dedé Kanashiro e de fato, este artista nipo-brasileiro o ajudou muito nessa produção, ao ser, inclusive, vital como participante direto, pois as suas mãos aparecem a dar apoio às mãos de Diogo Oliveira, no clip em si, para que manipulassem o livro e outros objetos cênicos que foram usados.

Não posso mensurar se Dedé teve uma cooperação ainda maior no campo das ideias, eu nunca soube disso. Mas se tiver essa participação maior, fica registrado aqui que a pecha de genialidade que eu coloquei sobre os ombros de Diogo Oliveira, cabe-lhe, também. 

O clip foi lançado ao final de outubro de 2010 e foi um estouro. Ao alcançar muitas visualizações no YouTube e a espalhar-se nas redes sociais de uma forma contundente, chamou muito a atenção e deu-nos um óbvio alento.

No meu caso em específico, a enxurrada de manifestações que recebi, principalmente pela extinta Rede Social, Orkut, foi extraordinária. 

O Orkut vivia dias de ataques motivados por desprezo perpetradas por muitas pessoas que abandonavam-no diariamente, mas o meu perfil era muito ativo e movimentado, por que eu não embarquei nessa onda de vilipêndio e o mantive muito vivo, até o seu último dia de atividade, em 2014. 

Por isso, recebi seguramente mais de cem comentários da parte de pessoas encantadas com a qualidade do clip e em sua maioria, amigos virtuais que eu havia conhecido ali mesmo. 

Alguns dias depois de lançado, verificamos com muita alegria que o próprio, Guilherme Arantes, manifestou-se, a deixar uma bela mensagem de apoio para nós e a demonstrar publicamente o seu contentamento com a nossa versão.

Para todos nós, foi motivo de orgulho e satisfação por verificarmos tal manifestação sincera do autor da canção e um artista que muito admirávamos.

Portanto, o fato de Guilherme ter aprovado com tanto entusiasmo a nossa versão e posso afirmar sem exagero que a nossa releitura da sua canção é quase como o Led Zeppelin a leria, também, portanto, é perfeitamente coerente com as suas convicções, das quais eu concordo inteiramente. 

Mais que essa manifestação pública, Guilherme foi ultra simpático conosco ao abordar-nos via e-mail, a reiterar o seu agrado com a versão da música, além do clip belíssimo e mais que isso, Ao colocar-se à disposição para tocar conosco em um eventual show, como convidado especial (mais do que especial, é claro), e ao ir além, ele nos ofereceu o seu estúdio instalado na Bahia, onde morava naquele instante, para a nossa banda gravar quando quisesse. 

Leia abaixo a postagem pública que o grande, Guilherme Arantes registrou no YouTube, na postagem do clip de nossa versão de sua canção:

"A versão da Banda Pedra é absolutamente fantástica, um som maravilhoso, muito bem tocado e cantado, com estilo impecável, um luxo de verdade. Fiquei muito orgulhoso e feliz desses músicos, com essa pegada "mortal", estarem interpretando essa musica minha, num resgate inesquecível para mim. Queria que soubessem o quanto eu gostei e fiquei honrado com essa gravação e o clip super bem realizado. Uma experiência única para o criador da musica. Por favor , poste este meu comentário por mim , até como testemunha do quanto eu fiquei grato a eles".

Guilherme Arantes

Ora, que sucesso total ter essa consideração toda da parte dele, e que obviamente nos deixou muito contentes. Dois dias depois do Guilherme abordar-nos publica e pessoalmente, tivemos uma entrevista na Webradio Stay Rock. Entrevistados via skype pelo músico e ativista cultural, Cezar Bastos, eu particularmente cometi uma gafe imperdoável.

Ao citar o nome da Webradio em questão e agradecer pela entrevista, enganei-me e citei o nome de uma outra emissora, por sinal, concorrente ferrenha da emissora nesse nicho das Rádios Rock de internet. Por sorte, o Cezar Bastos levou a minha gafe na brincadeira e percebeu que eu fora traído por uma informação errada disponibilizada pelo Xando que enquanto eu falava, entregou-me uma anotação com o nome da outra estação, por engano. Foi hilário, apesar de trágico. Aconteceu em 29 de outubro de 2010.

Eis abaixo, o Link dessa entrevista na Webradio Stay Rock:
http://stayrockandroll.blogspot.com/2010/10/stay-rock-brazil-mes-de-outubro-2-anos.html

Uma velha amiga e produtora que eu admirava muito por trabalhos muito bem feitos realizados através de uma banda da qual eu fui componente décadas antes, quando manifestou-se para falar sobre o clip de "Cuide-se Bem", acionou-me para uma conversa reservada via "depoimento", no velho Orkut e ao mostrar-se impressionada com a banda, demonstrou querer conhecer mais o nosso material e então convidou-me para uma conversa pessoalmente em seu escritório. Seria uma luz no final do túnel, enfim?

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário