terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 168 - Por Luiz Domingues

Eu disse anteriormente que uma notícia de cunho inacreditável ocorrera por volta do final de outubro, a nos dar alento. No entanto, o fator que pareceu aleatório sob uma primeira visão, teve o seu fundo de lógica, é claro. 
 
O fato foi o seguinte: quando lançamos o CD Pedra II, nos idos de 2008, muitos materiais foram levados para diversas unidades do Sesc, a visar buscarmos oportunidades para shows. Em alguns casos, mais de um material chegou na mesma unidade, por que muitas pessoas prontificaram-se a ajudar-nos desde então, ao gerar-se a repetição de abordagem. 
 
Contudo, as únicas respostas concretas que tivemos naquela fase inicial da banda, ocorreram em duas oportunidades, uma através do Sesc Piracicaba, no interior do estado de São Paulo e outra da unidade do Sesc Vila Mariana, na capital. 
 
E como eu já expliquei anteriormente, os produtores do Sesc, criaram um paradigma, há muitos anos, a dar conta de que todos os artistas que apresentam-se em suas unidades, necessariamente são enquadrados em "projetos temáticos" e raramente o show ocorre tão somente pela força do nome do artista e/ou da sua obra. 
 
Dentro dessa lógica, um projeto que criaram no Sesc Consolação, a estabelecer-se a ligação da música com as história em quadrinhos, favoreceu-nos quando algum produtor viu o nosso material de 2008, provavelmente colocado em uma pilha a conter outros tantos materiais de outros artistas e ali prevaleceu o formato HQ que o Diogo Oliveira criara para a capa desse disco. 
 
Em suma, foi inacreditável que um material entregue em 2008, tivesse ficado esquecido na mesa dos produtores dessa unidade e anos depois, eles ligassem-nos interessados, a coincidir com o fato da banda estar de novo na ativa, pois é claro que ignoraram completamente o fato de que a banda acabara em 2011 e ficara mais de um ano inativa.
Foi um sinal? Bem, misticismo a parte, o contato da produção do Sesc Consolação chegou em ótima hora, quando a tensão começava a instaurar-se nos bastidores da banda e a abrir um caminho para uma sucessão de outras boas novas que fizeram com que o final de 2012 e início de 2013, fosse animador para nós. 
 
Fechado o show, além de ensaiar para uma apresentação após tanto tempo, a única preocupação foi no sentido de se produzir uma peça audiovisual com o tema da HQ para justificar a inclusão da nossa banda no projeto temático proposto. 
Tal incumbência foi facilmente providenciada pelo grande Diogo Oliveira, que produziu um “promo” a ser exibido durante o show, com imagens geradas a partir das próprias ilustrações que ele mesmo criou para a capa do CD Pedra II. 
 
Foi um verdadeiro golpe de Jefferson Messias... ou seja, um improviso meramente para cumprir uma obrigação burocrática e mais uma vez a provar que os tais "projetos" que os produtores do Sesc tanto gostam de inventar, são pura balela, pois na maior parte dos casos, a conexão entre artista e tema, não batem... e a nos proporcionar concluirmos que: não é preciso criarem-se subterfúgios para se atrair público.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário