domingo, 17 de janeiro de 2016

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 149 - Por Luiz Domingues

Quando 2010 entrou, estivemos com uma injeção de ânimo a surtir efeito nas nossas veias, por conta da perspectiva da Revista Veja. ao querer aproveitar tal momento que mostrava-se alvissareiro, o Xando quis dar mais impulso ainda e teve uma ótima ideia.

Ao gravarmos as cinco novas músicas, nós abrimos praticamente o começo da gravação do terceiro disco, mas como não haviam ainda mais músicas para compor um álbum de fato, não falava-se em lançar um EP intermediário, entre o Pedra II, e o terceiro disco. 

Portanto, tais canções novas teoricamente teriam que esperar uma nova safra ser composta, arranjada e gravada, para pensar-se na concepção de um novo álbum, de fato. Aliado a esse fato, o Xando já vinha a montar e editar promos de internet para a banda, desde o final de 2006. 

Nessa altura, ele já havia instalado programas de computador mais sofisticados, a contar com uma ilha de edição de vídeos bem razoável à sua disposição para trabalhar e estava a gostar de lidar com isso. 

Portanto, ele criou a ideia de aproveitar tais músicas novas já gravadas e mixadas, a lançá-las na internet como promos especiais e a cada dois meses, sob uma ação previamente anunciada. Essa disposição dele em anunciar os nossos próximos passos, previamente, foi uma divergência entre nós. 

Eu nunca gostei desse tipo de estratégia, pois além da pressão interna para a concretização da promessa em si, acabava com o fator surpresa. Mas, infelizmente ele considerava isso uma estratégia perfeita e predominou essa opinião não apenas para esse evento, mas praticamente em todas as ações que o Pedra empreendeu na sua história completa.

Independente dessa questão, é claro que a sua ideia e iniciativa em preparar os promos, foi excepcional e logo no início do ano de 2010, antes mesmo do Sérgio Martins dar-nos as coordenadas do lançamento de nosso programa na "Veja Música", o Pedra lançou o seu primeiro promo, que teve como música protagonista: "Queimada das Larvas dos Campos Sem Fim".  

A utilizar diversas imagens de shows da banda e também de bastidores (os bastidores da gravação da canção, incluso), e momentos de informalidade, o Xando montou um belo promo, a mostrar que estava a ficar cada vez melhor nessa capacidade de produzir vídeos caseiros. 

O promo de "Queimada das Larvas dos Campos Sem Fim", lançado em janeiro de 2010

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=0rQjV_Rs9bA

Aqui, o Link para assistir no Vimeo:
https://vimeo.com/73796564


Mais ou menos nessa época, o Sérgio Martins avisou-nos por e-mail que estava tudo certo para o nosso programa da "Veja Música" estrear na Internet e haveria apoio, logicamente, de divulgação dessa ação na revista Veja impressa e tradicional, além da sua versão on line. 

Somado ao lançamento do promo de "Queimada das Larvas dos Campos Sem Fim", que chamou a atenção entre fãs e no métier do Rock underground, creio que o ano de 2010 começou a nos sinalizar que teríamos um novo horizonte à frente.

Um fato novo e pessoal ocorreu-me, mas que mudaria muito a minha chance de contribuir mais com a banda, para interagir na divulgação de uma forma incisiva. 

Foi inacreditável, eu sei, mas só no final de janeiro de 2010, comprei meu primeiro computador pessoal.

Absolutamente leigo no assunto, sem nenhuma noção sequer sobre como lidar com as suas funções básicas, fui a tatear a máquina, mediante consulta ao manual e somente em meados de fevereiro eu consegui interagir no mundo virtual quando aprendi a lidar com um e-mail pessoal e a abrir uma conta em uma Rede Social, no caso, a mais popular da época, o saudoso "Orkut". 

Contudo, assim que eu entrei, percebi que tal Rede passava por um processo de decadência profunda e novo no mundo virtual, demorei para entender a mecânica de raciocínio dos usuários desse mundo, por estarem a desprezá-la em massa. 

Hoje (2016), passados seis anos em que atuo no mundo virtual e por já haver interagido em quase trinta redes sociais diferentes, ainda acho o Orkut a melhor de todas, portanto, o vilipêndio que essa rede sofreu, não passou de um ato sabotador, a visar óbvios interesses escusos e perpetrado por algum marqueteiro e os seus malditos asseclas, os famigerados "formadores de opinião". 

Bem, para efeito de narrativa do Pedra, o importante foi que a partir de fevereiro de 2010, eu passei a usar tal ferramenta das redes sociais em nosso favor, a usar das minhas estratégias pessoais que mal estava a aprender a manipular, mas que em poucas semanas, já resultou em um resultado prático, já que eu passei a angariar muitos simpatizantes para o Pedra, gente essa que nem fazia ideia que existíamos.

E assim, o promo de "Queimada das Larvas do Campos Sem Fim" foi o primeiro que eu divulguei entre os meus primeiros contatos e a seguir, o programa da "Veja Música", logicamente, o que realizei com grande prazer, naturalmente. 

E ainda lembro-me da enxurrada de pessoas a adicionarem-me no Orkut, estupefatos com a minha repentina adesão ao mundo virtual e quem conhecia-me pessoalmente sabia que eu nada entendia disso e não nutria nenhuma curiosidade a respeito, até então, ao viver em um mundo à parte, por usar o telefone fixo tradicional e as cartas manuscritas para comunicar-me normalmente com as pessoas, mas eu sabia que teria que aderir, um dia. 

Uma das manifestações mais engraçadas veio da parte do Xando, que assim que adicionou-me no Orkut, mandou uma mensagem a brincar com a minha entrada no mundo virtual.

Ele e sua esposa, a fotógrafa Grace Lagôa, auxiliaram-me bastante, inclusive ao disponibilizarem-me muitas fotos do Pedra para rechear o meu perfil do Orkut e uma em específico, tornou-se a foto oficial do meu avatar naquela simpática rede, até o seu último dia de existência em 2014, e a seguir, também tornou-se o meu avatar na Rede Social Facebook, até os dias atuais (2016). 

Nunca fiz campanha contra ou forjei questão como "resistente", em relação à modernidade da internet, como talvez algumas pessoas pensassem a meu respeito. Apenas demorei muito para aderir, da mesma maneira como eu nunca tive vontade de dirigir automóveis, mas sabia que um dia eu teria que habilitar-me, também, e somente aos vinte e nove anos de idade eu pude tomar a providência de matricular-me em uma autoescola.

Bem, aderir ao mundo virtual mudou muito a minha maneira de interagir com o mundo, certamente e com a minha carreira, é claro. 

Foi portanto um começo de 2010 promissor, com novidades boas para o Pedra e um Luiz Domingues virtual, a inserir-se nessa nova realidade...

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário