sábado, 16 de janeiro de 2016

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 144 - Por Luiz Domingues

Passada a experiência do Teatro Olido, os nossos amigos do Tomada e do Massahara convenceram-nos a tocarmos em um show triplo, mais uma vez no Central Rock Bar, de Santo André-SP, no ABC Paulista. 

Nada contra a casa, pelo contrário, os seus proprietários eram simpáticos e a ambientação se apresentava como Rocker. Mas já havíamos tocado ali anteriormente e tínhamos convencido-nos de que não era conveniente levar o nosso show para uma casa que não reunia condições melhores de som e iluminação, a prejudicar a nossa execução e na nossa concepção, já havíamos chegado à conclusão de que não valeria a pena tocarmos sob condições insalubres, onde as pessoas receberiam mal a nossa música, prejudicada pelas condições técnicas desfavoráveis.

No pós-show, com os amigos. Da esquerda para a direita: Allan Ribeiro (baixista do Massahara), Luiz Domingues, Marc Matherson (meu ex-aluno e hoje em dia, 2016, baixista da banda de Próspero Albanese) e Ricardo Schevano (também meu ex-aluno e baixista do Baranga e Carro Bomba). Acervo de Marc Matherson

Contudo, sucumbimos à animação dos amigos e se houve um aspecto positivo para se apresentar nessa casa, certamente foi pela sua ambientação Rocker e apesar dos pesares, no show anterior houveram ali presentes cerca de duzentas pessoas na casa e ao relevar-se a escuridão pela ausência de um sistema de iluminação adequado e o som ruim, demonstraram terem gostado. 

Tudo bem, fomos então ao Central Rock Bar com os nossos amigos, na noite de 21 de agosto de 2009 e usamos do mesmo expediente, ou seja, não levamos teclados, ao pensar no palco com dimensões reduzidas e na falta de qualidade sonora disponível, ou seja, a simplificarmos, faríamos um set list só com músicas executadas com duas guitarras. 

O Pedra tinha essa versatilidade por deter esse dinamismo do Rodrigo tocar vários instrumentos, portanto, havia a ala de músicas com duas guitarras e também a dos teclados.

Dessa forma, ao enxergarmos pelo lado bom da praticidade, sim, tivemos essa possibilidade de fazermos shows otimizados. Todavia, o que pareceu ser uma vantagem, também passou a incomodar-nos internamente, pois a banda sentia-se incompleta se não mostrasse todo o seu potencial, por inteiro e esse passou a ser também um argumento contrário, isto é, cumprir shows em casas não preparadas integralmente. 

Brincávamos entre nós, mas houve um fundo de verdade: fazer shows somente com as músicas com guitarras, representavam na prática, shows de 1/2 Pedra, ou seja, um subproduto de nós mesmos.

Enfim, a nossa banda era sofisticada artisticamente ao ponto de termos dificuldades de fazermo-nos entender bem sem haver condições mínimas de produção de som e iluminação, no entanto, palcos melhores com infraestrutura à altura dessa excelência musical não abriam-nos as suas portas, normalmente.

Nos bastidores desse show com Marc Matherson, meu ex-aluno e mais um dos meus ex-pupilos dos quais orgulho-me em ver como grandes músicos na atualidade. Acervo e cortesia de Marc Matherson

Pedra no Central Rock Bar em agosto de 2009.Acervo de Fabiano Cruz

Sobre o show do dia 21 de agosto, houve uma agravante. Ao contrário do show anterior no Central, meses antes, ao menos o público fora bom, com duzentas pessoas presentes na casa, mas desta feita, o comparecimento baixo em uma noite fria de inverno, desanimou-nos bastante. 

Com apenas cinquenta pessoas presentes, mais a questão do som ruim e a iluminação deficitária, foi a certeza de que no decorrer da semana nós voltaríamos à inevitável "DR" em nossa próxima reunião semanal e a gangorra voltaria à tona: tocar ou não em shows com condições inadequadas?

Promo produzido nessa época, mesclando diversas imagens de shows passados, para a música: "Rock'n Não"

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=r3782u2SXzk

Xando Zupo no destaque, a atuar com o Pedra no Central Rock Bar em agosto de 2009. Acervo de Fabiano Cruz

Leia a resenha sobre esse show, escrita pelo jornalista Fabiano Cruz, em seu Blog : Alquimia Rock Clube:
http://www.alquimiarockclub.com.br/resenhas/782/   

                    Hid & Zupo! Acervo de Fabiano Cruz

Mas a notícia boa ao final de agosto foi que estávamos organizar a gravação das novas músicas compostas, e entre elas, algumas que já faziam sucesso nos shows. E se tratou mais uma vez, de uma safra composta com ótimo material.
Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário