sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 157 - Por Luiz Domingues

Gravamos a música do Guilherme Arantes, "Cuide-se Bem", mediante uma versão elétrica, mais ou menos a manter o arranjo da versão acústica, mas ao invés dos dedilhados com sabor "country" dos violões, nesta versão elétrica o foco ficou nas intervenções de slide da parte do Xando, com bastante peso e muita inspiração. 

Sem descaracterizar o sabor Pop da canção, o peso que essa intervenção de slide trouxe, remeteu a nossa versão ao "Led Zeppelin", tranquilamente. Eu ouço essa intervenção do Xando e recordo-me imediatamente de uma canção como: "In My Time of Dying", do mestre Jimmy Page, e convido o leitor a experimentar a comparação, também.

No entanto, a música contém outros atrativos, como eu já mencionei. As intervenções de teclados do Rodrigo, são belíssimas, incluso o rápido, mas belo solo de órgão Hammond, por exemplo. 

O Xando havia evoluído muito como produtor & editor de vídeos para a internet, mas teve um hiato criativo na concepção do vídeo anterior, ao perceber que não dispunha de um grande manancial de imagens para trabalhar, a fugir das repetições inevitáveis dos anteriores, e dessa forma, ele viu-se acuado quando concebeu o promo da música "Só", conforme eu já relatei anteriormente.

Diogo Oliveira é o primeiro à direita nessa foto de 2009. Os demais, na mesma ordem da direita para a esquerda: eu (Luiz Domingues), Marcião Gonçalves e Ivan Scartezini

Então, entrou em cena a figura genial do artista plástico, Diogo Oliveira e assim, com ele no comando da produção do promo para essa canção, o Xando pôde relaxar, a suprimir muito da pressão, ou auto pressão que acometia-lhe com essa "obrigação" anunciada.

Nas mãos do grande Diogo Oliveira, enquanto esperávamos ansiosos por esse clip, recebemos o convite de um programa de rádio muito renomado, chamado: "Radar Cultura", uma revista cultural sensacional produzida pela Rádio Cultura de São Paulo.

Convite aceito com entusiasmo, logicamente, pois não era a todo momento que a mídia mainstream dava-nos oportunidades. Eu e Xando representaríamos a nossa banda para uma conversa nos estúdios da emissora na Barra Funda, zona oeste de São Paulo e quando chegamos lá, descobrimos que haveria um terceiro personagem, que seria um blogueiro e ativista cultural convidado pela produção para comentar a nossa conversa, como um observador equidistante. 

Confesso que eu nunca havia concedido uma entrevista com tal formato e achei a ideia boa, em princípio. Contudo, até o dia da entrevista em si, não sabíamos quem seria o tal blogueiro e convenhamos, nem todo ativista cultural tem a mesma linha de raciocínio sobre o que é cultura, contracultura, subcultura, anticultura e afins. Portanto, poderia ser alguém de visão muito antagônica à nossa, e talvez a polêmica gerada pudesse obscurecer a nossa fluidez para nos expressarmos sobre o nosso trabalho. Portanto, foi um perigo, visto por esse ângulo.

Entretanto, nós ficamos mais aliviados quando soubemos que tal ativista seria um velho conhecido nosso, no caso, mais meu do que do Xando, chamado: Luiz Carlos "Barata" Cichetto. 

No capítulo sobre a Patrulha do Espaço, eu falei amplamente sobre a sua figura, portanto, não repetirei aqui para não ser enfadonho com o leitor. Todavia, mesmo sendo teoricamente "um dos nossos", o Barata não simpatizava com o Pedra e isso havia gerado algumas desavenças na internet anteriormente, quando ele publicou em seu blog, críticas ácidas contra o nosso trabalho. 

Para resumir, ele achava a nossa banda, "em cima do muro", no sentido de mostrar-se híbrida entre transitar pelo Rock e pela MPB, e na sua visão, isso incomodava-o por considerar-nos pretensiosos por adotar essa posição estética de buscarmos um horizonte artístico mais eclético. 

Ficamos meio estremecidos por isso, apesar de que eu particularmente achasse (e ainda acho), que a opinião é livre. No entanto, o Luiz pegou pesado na forma como expressou-se e extrapolou o seu sagrado direito de não gostar e poder emitir a sua opinião livre. 

Enfim, quando encontramo-nos nos bastidores da emissora e eu verifiquei que o clima esteve ameno, pareceu que a nossa desavença ficara superada, senti-me mais aliviado. Detesto clima pesado de animosidade, certamente.

Pedra na Rádio Cultura de São Paulo. Da esquerda para a direita: Eu (Luiz Domingues), Xando Zupo e a locutora/apresentadora, Roberta Martineli. Acervo e cortesia: Luiz Cichetto. Click: Izabel Cristina Giraçol

Já dentro do estúdio, fomos entrevistados por uma bela radialista, a se mostrar muito simpática e bem articulada, chamada: Roberta Martineli e por um igualmente bem preparado radialista, Alceu Maynard. 

Mais flagrantes da participação do Pedra na Rádio Cultura de São Paulo. Primeira foto: da esquerda para a direita: Luiz Cichetto, Alceu Maynard e Cesar Gavin. Segunda foto: Eu (Luiz Domingues e Roberta Martinelli. Terceira foto: Luiz Cichetto, Alceu maynard e Cesar Gavin. Quarta foto: Eu (Luiz Domingues, Luiz Cichetto e Xando Zupo. Acervo e cortesia: Luiz Cichetto. Click: Izabel Cristina Giraçol

A entrevista foi muito boa e uma colocação que o Xando fez a respeito da saudosa cantora Elis Regina "ter tido uma postura muito mais Rocker que muito Rocker", chamou a atenção do radialista e blogueiro Cesar Gavin que estava no estúdio a assistir a entrevista e isso rendeu matéria no seu ótimo Blog RockBrasileiro.Net e também em seu não menos prestigiado canal no YouTube: Vitrola Verde

Posteriormente, essa questão também fez com que o Xando fosse convidado a fazer um playlist para a Rádio, a privilegiar cantoras que ele considerava que continham a tal "atitude" que atribuiu à finada "Pimentinha".

Baixista, blogueiro e ativista cultural dos mais pertinentes do Brasil, esse é o grande: Cesar Gavin...

Gavin, que tornou-se um bom amigo desde então, filmou o programa para inseri-lo no seu canal, Vitrola Verde. Trata-se de uma edição, não é a entrevista na íntegra, mas creio que Gavin foi feliz em escolher os melhores momentos.


Eis aqui a parte 1 dessa entrevista no programa Radar Cultura:
Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=K6GA0PP1zY0

Abaixo, a parte 2 da entrevista:

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=BrpAUb1WRrI

Aqui, o Link da entrevista do Pedra no Canal Vitrola Verde, do Cesar Gavin:
http://cesargavin.blogspot.com/2010/10/banda-pedra-no-radar-cultura.html

E abaixo, o Link para a seleção "Mulheres da Pesada", escolhida por Xando Zupo:
http://www.culturabrasil.com.br/programas/radarcultura/cincosons/mulheres-da-pesada-por-xando-zupo-3

Passada essa entrevista na Rádio Cultura, o clip de "Cuide-se Bem" esteve quase pronto e quando vimos as primeiras provas oficiais...

Continua...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário