sábado, 11 de julho de 2015

Disciplina - Por Telma Jábali Barretto

A quem servimos?

Já parou para pensar, perceber, perguntar a si mesmo sobre tal assunto?

Sim, porque a quem servimos, nos submetemos, norteia padrões de disciplina, aquela que, normalmente, temos o hábito de maldizer...quase sempre referência de contrição, adestramento que rouba a tal famosa e almejada liberdade.

E que liberdade é essa que buscamos ?
A medida dela é também proporção do que ou a quem nos submetemos...

Sim ! 

Não abro mão disso ou faria qualquer coisa para ali chegar, ter, ser...?!...

Não parece fazer sentido ? Penso que sim !

Voltamos a perguntar: a quem servimos ?
Às necessidades, vontades pura e simplesmente físicas, imediatas ?

Conquistas materiais, emocionais ou até as espirituais ?

Até as mais objetivas coisas, bens ou realizações / concretizações advindas ou adquiridas fora de nós, envolvem comprometimento e empenho.

Mais, muuuiitttoo mais ainda qualquer materialização subjetiva, alcances da alma que requerem movimento interno e do coração, atenção plena e alerta contínuo, seguido e perseguido de percepções sutis, entrelinhas e nuances, entre sombras e flashes que povoam clareando e nublando critérios, medidas estabelecidas e
inovadoras de discernimento.
Todo e qualquer aprendizado, do mais básico ao mais transcendente, requer disciplina, essa mesmo promotora de escolhas, priorizações e, como não computar, direção e foco...e...de novo, mais uma vez, perguntamos: a quem servimos ?

A quem nos submetemos e para chegar a quê ?

Bonitos sonhos, ideais humanitários, planeta em paz, respeito à Vida no seu mais pleno sentido, confrontam demais com os naturais exercícios de liberdade ?
Se confrontam/contradizem/contrapõem...há que se (re) ver a disciplina, orientação !

O projeto maior (re) absorvido no que ou a quem de fato
‘queremos/podemos/devemos’ servir !

Nossa ética, nosso norte ! Bússola !
O intento diante do novo, desafiando a cada agora, fica como pedido à consciência que, talvez seja clareza e honestidade, de início, diante de si mesmo, para acessar todos os limites e possibilidades a explorar que, havendo espaço e tamanho interno, alcançará ao outro, a Vida em sua grandiosa generosidade, numa liberdade também desbravada fazendo-nos maiores, melhores...de outra e diferente forma plenos !

Lapidar-se: da in cons ciência para Com Ciência saber quem já Somos !

Apoderar-se de uma Unidade, inteireza pessoal, dentro de uma Multiplicidade provocativa, convidativa.

Genuíno despertar, genuíno experimento, genuína conquista !!!

  
Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também uma experiente astróloga, consultora para harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga.

Nesta nova reflexão, nos fala sobre a questão da disciplina, mas como sempre, com luzes surpreendentes sobre o tema, fugindo de lugares comuns.

6 comentários:

  1. Minha experiência me leva a crer na máxima "dia após dia". Se a cada dia, hora a hora, eu conseguir manter uma disciplina - Aquariana com Ascendente em Virgem que sou - que me dê satisfação pessoal, social, familiar e espiritual, já me dou por feliz! Satisfaço ao meu Deus interno...boa abordagem e reflexão em tempos perturbadores! Namastê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'Tempos perturbadores'...sim! Que podem fácil, fácil distanciar do propósito. Satisfazer ao Deus interno...que começamos identificando que Deus seja e aí, consciente e coerentemente atendendo!
      Super grata por sua leitura e contribuição! Na mas tê!

      Excluir
  2. De acuerdo a las enseñanzas la razón de la disciplina es llevarnos a un control de nuestras pasiones y deseos para lograr llegar al conocimiento de nosotros mismos y del universo. Si no hay disciplina nos movemos en gustos y disgustos que sólo nos conducen a la dualidad de dolor y alegría.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tapas ou austeridade/disciplina é como conhecemos em sânscrito né Sandra. Uma das poderosas ferramentas de transformação!
      Sem ela viveríamos a mercê de nós mesmos...sem conhecimento (gnana)/sem envolvimento(bhakti) e sem ação correta(karma).
      Gratidão pelo comentário! Abrazo!!!

      Excluir
  3. Bom dia. Boa reflexão, cheia de verdade e de dificuldade... rsrss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As tais verdades que nos cobram honestidade, clareza, impessoalidade...e, tantas e outras 'cositas mas' testadoras das tais e ameaçadoras disciplinas também!
      Abraço saudoso aí...na mas tê!

      Excluir