sábado, 30 de maio de 2015

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 286 - Por Luiz Domingues


Já em termos de TV, fomos participar mais uma vez do programa Realce, da TV Gazeta de São Paulo. Esse programa, ao lado da extinta , "A Fábrica do Som" e do programa de Rádio, "Balancê", da Rádio Excelsior, foram certamente os que mais participamos, com diversas ocasiões arroladas ao longo da história da banda. Tempo bom (sei que já repeti isso muitas vezes, mas nunca canso-me de enfatizar!), em que a indústria maldita do Jabá ainda não havia dominado tudo, literalmente. Portanto, contar com programas assim, foi fundamental para que nos tornássemos muito populares, ainda que jamais entrássemos de fato no seleto rol de artistas a habitar o patamar mainstream. 

Certamente que hoje temos a internet, mas naquele tempo, para o artista sobressair-se, necessariamente precisávamos da TV, rádio e mídia impressa, e nesse quesito, não posso queixar-me, por que para uma banda a atuar no mundo underground da música, A Chave do Sol apareceu muito na televisão; rádio, e colecionou muitas matérias de jornais e revistas.
"Frame" da primeira exibição de nossa banda no Realce, da TV Gazeta de São Paulo, em julho de 1984

Enfim, lá estávamos nós mais uma vez no estúdio da TV Gazeta, a entrar na divertida loucura do apresentador, Mister Sam, um comunicador que sempre foi muito generoso A Chave do Sol, também. E tivemos uma nova investida no programa: "Panorama", da TV Cultura de São Paulo, que efetivamente ajudou-nos bastante a divulgar o show que faríamos no salão de festas do Palmeiras, sem dúvida. Desta vez, a apresentadora, Paula Dip que nos entrevistara nesse mesmo programa em 1985, não estava mais como âncora desse jornal cultural tão bem azeitado. Quem o comandava nesse instante era o Maurício Kubrusly, que era bastante conhecido na mídia impressa, como editor da Revista Som Três, colunista de vários jornais, e eu lembrava-me dele desde o bom tempo da revista: "Rock, a História e a Glória", nos anos setenta.

Bastante performático, Kubrusly, na noite em que fomos, fez uma matéria a molhar-se completamente dentro de uma banheira, literalmente, a fazer uso apenas de uma sunga... bem, não foi nada agradável para se ver, mas foi inusitado, certamente. Para a nossa sorte, quando apresentou-nos, estava já seco e vestido. No Realce, da TV Gazeta, aconteceu no dia 17 de abril de 1986, e no Panorama da TV Cultura, dia 23 de abril de 1986.  

Infelizmente, esses dois programas citados entram na lista dos perdidos, em termos de imagens preservadas. Lamento muito não ter comigo essas imagens disponibilizadas. Foram duas fitas VHS, lotadas com aparições na TV, que se perderam.

A nossa próxima participação na TV, só voltaria a ocorrer em setembro desse mesmo ano, e para a nossa satisfação, em outro estado e até mesmo outra região do país. Abordo tal assunto mais para afrente a seguir a cronologia adequada.

A seguir, falo sobre o jornal do fã-clube, uma investida do Núcleo ZT que deu muito certo...
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário