domingo, 24 de maio de 2015

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 264 - Por Luiz Domingues


Finalmente chego à ultima música gravada nessa demo-tape de abril de 1986. Trata-se de: "Forças do Bem". Essa sim, foi uma música que não deveria estar inserida nessa demo, e não há justificativa para defender a sua inclusão, mesmo se evocarmos a nossa má percepção gerencial da época. Nada justifica a sua presença ali, pois realmente não detinha nenhum potencial Pop, e pelo contrário, mostra-se destoante, portanto, foi perigosamente inserida, em minha opinião. 

Praticamente um tema versado pelo Heavy-Metal, com andamento rápido, e uma letra a abordar a guerra entre o "bem" e o "mal", parece repetir os clichês exaustivamente usados por bandas desse gênero, portanto, em meio a um momento em que queríamos sair "à francesa" de uma situação na qual jamais deveríamos ter insinuado aproximação, sequer, foi no mínimo, contraditória a inclusão de um tema desse teor para essa demo-tape, quiçá ter sido composto. 

Como mérito musical, talvez eu possa citar que algumas convenções criadas ao estilo da velha, A Chave do Sol, em sua fase Jazz-Rock, estão ali presentes. Mas creio que é um mero detalhe diante do equívoco todo em que tal canção foi concebida, pelo cômputo geral. Para não dizer que erramos tanto em inclui-la, fica como consolo a ideia de que a deixamos por último na ordem na fita. Segundo sabíamos, inclusive reforçada tal opinião pelo nosso amigo, Charles Gavin, dificilmente um executivo de gravadora ouvia mais que três músicas de uma demo-tape em sua avaliação, portanto, fora quase nula a possibilidade dela ser ouvida. No entanto, convenhamos, para que correr tal risco? 

Essa canção foi tocada poucas vezes ao vivo, pois logo surgiriam outras dotadas de uma melhor qualidade, e sem o ranço desagradável do Heavy-Metal, do qual queríamos fugir por questão estática. E a letra, principalmente, é bastante infeliz ao nos nivelar com bandas praticantes de tais ideias tão infantis. "Forças do bem contra o mal... forças do bem contra a escuridão"... tire a sua conclusão, amigo leitor...

"Forças do Bem" em versão da demo-tape de abril de 1986:

http://www.youtube.com/watch?v=6TWqGVgQlfM

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário