segunda-feira, 18 de maio de 2015

Autobiografia na Música - Pitbulls on Crack - Capítulo 74 - Por Luiz Domingues

Encerradas as sessões de gravação, iniciamos o processo da mixagem. Aí foi um pouco penoso, por que um dos donos do estúdio, insistiu em fazer o trabalho junto com o técnico, e ambos compactuavam do mesmo gosto musical (e paradigmas de metodologia de mixagem), e que era diametralmente oposto ao nosso. Infelizmente os rapazes cultuavam o Pop insosso dos anos oitenta e queriam transformar o nosso disco em um pastiche com timbres de lata, semelhantes ao de artistas que admiravam. Ora, o nosso som era cru, com um pé no som indie daquele momento noventista, e outro no Glam Rock setentista, portanto, tal sonoridade sugerida por eles, revelava-se como uma aberração, parecida como se o Martinho da Vila fosse gravar um disco de música folk romena...

Nunca houve uma briga ou clima pesado, mas as sessões de mixagem foram extremamente desagradáveis por conta desse embate ideológico entre as partes, e convenhamos, o fato em não estarmos a pagar do nosso bolso, não deu-lhes o direito para intervir tão acintosamente em nosso conteúdo artístico. Eu sei que não fizeram por mal, pois o objetivo fora usar o nosso disco como cartão postal do estúdio, para atrair outros artistas, contudo, os rapazes exageravam nessa aspiração pessoal, ao desejar impor uma metodologia estética que arruinaria o nosso trabalho, em detrimento de seus interesses pessoais.

Nessa fase, vale destacar também que a MTV foi ao estúdio, com uma equipe de reportagem e gravou uma matéria relativamente grande, com entrevistas e assim fornecer uma boa cobertura ao estúdio. O Chris usou uma camiseta, e eu um boné do estúdio, para concedermos as entrevistas e foi mais que justo que fizéssemos tal merchandising na TV. Os donos do estúdio ficaram muito contentes com essa movimentação e nós também. Assista abaixo, a entrevista feita pela MTV com a banda, no estúdio Spectrum :


Eis o link para assistir no You Tube : https://www.youtube.com/watch?v=-d7UMh8u6Is

Tratou-se do programa : "Fúria Metal", apresentado pelo Gastão Moreira, um dos últimos remanescentes da primeira geração de VJ's daquela emissora, e em 1996, e diga-se de passagem, foram lamentavelmente, os últimos suspiros dessa emissora como um canal de TV dedicado à música propriamente dita, visto que desde 1995, a sua grade começou a buscar o conteúdo popularesco, e logo a seguir, o caminho imbecilizante que adotou até os seus últimos dias, lastimavelmente.

O Pitbulls on Crack na companhia do amigo, Gastão Moreira (terceiro da esquerda para a direita), então DJ da MTV.

Mesmo sendo um programa dedicado ao Heavy-Metal, o Pitbulls on Crack teve sempre uma abertura muito boa ali, pela camaradagem do Gastão Moreira e nessa reportagem in loco, ele foi muito generoso conosco, por dedicar quase o programa inteiro para nós. Nessa entrevista, houve um momento hilariante, com o Chris a simular estar a gravar os vocais de "The Winding Moon". Nesse instante, ele fez "caras & bocas" a imitar o Marc Bolan, e claro que tornou-se muito divertida a sua performance.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário