sábado, 15 de agosto de 2015

Autobiografia na Música - A Chave/The Key - Capítulo 12 - Por Luiz Domingues


Voltei de Ribeirão Preto-SP, sem nada concreto (além de uma entrevista para o jornal local e outra para uma emissora de Rádio de Franca-SP, cidade próxima), e muito pelo contrário, sem esperança de arrumar um show para a banda naquela cidade, tampouco em Franca. Os meus familiares que moravam nessas duas cidades, foram extremamente gentis em tentar me ajudar nesse sentido, mas os contatos foram efêmeros, infelizmente.

Bem, por outro lado, o Eduardo Ardanuy nos comunicou que houvera feito um contato em nosso favor e criara, portanto, a possibilidade de irmos a uma outra cidade interiorana paulista para fazermos um show. Seria em Espírito Santo do Pinhal-SP, uma pequena cidade localizada perto de Campinas-SP e de fato, esse show concretizou-se, mas ainda não é a hora para falar dele (e que renderia uma boa história, aliás).

Um show no Rio também estava a ser articulado, e nesse caso, foi graças aos esforços de nosso representante carioca, o Ricardo Aszmann, que intermediou uma negociação para uma apresentação no caverna II, tradicional reduto do Rock underground carioca, onde já havíamos nos apresentado duas vezes anteriormente, 1986 e 1987.

Mas o concreto mesmo é que teríamos um show a ser realizado em meio a um mini-festival, em São Paulo, a ser realizado em uma imensa área livre localizada no pátio da estação Brás do metrô. Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do próprio Metrô, a ideia foi realizar edições mensais desse evento, aos moldes da antiga: "Praça do Rock", com várias bandas a se apresentar em shows de choque, sob um caráter gratuito para o público em geral.
Tal evento foi batizado como: "Estação Jovem".

A Chave do Sol se apresentou com as seguintes bandas em companhia: "Harppia", "Violeta de Outono", "365" e "Gueto". Portanto, pelo teor dessa escalação, ficara clara a intenção dos organizadores em tornar tal festival, híbrido, ao misturar bandas da cena pesada do Hard-Heavy, com atrações mais leves, seguidores da cartilha do Pós-Punk.

Mas cabe ressalvas, pois o Violeta de Outono se camuflava como se fosse uma banda sob orientação Pós-Punk, quase que estrategicamente naquela década, mas o seu comprometimento real, sempre foi com a psicodelia sessentista, sem nenhuma dúvida.

No caso do Gueto, se havia uma casca Pós-Punk no visual e no áudio de seu trabalho, a sua sonoridade era muito mais próxima da cena Pop britânica de metade/fim da década de oitenta, a fazer uso de doses generosas de R'n'B & Soul "pasteurizado e de branco", ao estilo de artistas ingleses como: Style Council e Blue Rondo a la Turk, por exemplo.

E no caso do "365", os rapazes eram egressos da cena Punk oitentista, mas haviam aprendido a tocar, portanto, pareciam muito mais um The Clash, a deter alguns signos punks, mas com a sua sonoridade palatável para tradicionalistas como nós, que nunca engolimos a tosquice proposital do lema: "Do It Yourself" como desculpa esfarrapada para amparar a ruindade desoladora. Além do mais, os rapazes eram/são muito boas pessoas. 


Da parte dos "pesados", houve a presença do "Harppia", que professava o Heavy-Metal oitentista tradicional, e nós, comprometidos naquela altura, com o Hard-Rock pleno de virtuosismos "Malmsteeneanos".

Um grande público compareceu ao pátio da Estação Brás do Metrô. Segundo o cálculo da PM, cerca de dez mil pessoas nos assistiram nessa tarde de um sábado, dia 30 de abril de 1988.

Os shows transcorreram sem maiores problemas, e o nosso, apesar de ser de choque, portanto com menor duração, foi bastante energético. O público "misturado" não hostilizou ninguém, como seria de se esperar naquela década tão dividida por "tribos" com comportamento de torcidas uniformizadas de clubes de futebol, ao menos aparentemente, visto que a posteriori, soubemos que confrontos foram registrados, infelizmente.
Eis acima, um curto vídeo da apresentações d'A Chave, nesse evento realizado no pátio da estação Brás do Metrô de São Paulo. Filmagem de Tibério Correa. 30 de abril de 1988.

Eis o Link para assistir no You Tube:
https://www.youtube.com/watch?v=Y0P3wlhfbko
 
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário