terça-feira, 18 de agosto de 2015

Autobiografia na Música - A Chave/The Key - Capítulo 29 - Por Luiz Domingues

Lista dos melhores do ano de 1988, segundo a opinião dos leitores da Revista Rock Brigade, publicada logo na primeira edição de 1989, com três componentes de nossa banda, bem cotados nesse ranking 

O primeiro show de 1989, foi uma oportunidade boa, não resta dúvida. Fomos escalados para dividir uma noite com o Golpe de Estado, na casa de shows Dama Xoc, que mantinha uma representatividade forte na cidade de São Paulo, naquela altura.  
Como eu já observei em capítulos anteriores, tratava-se de uma casa que era simpática aos artistas de pequeno e médio porte, mas isso não significava ser tarefa fácil agendar-se uma data ali. Portanto, quando surgia uma oportunidade dessas, claro que a agarrávamos.  

Nesse dia em específico, a situação foi bem clara: nós éramos uma banda derivada de uma outra banda que tivera tradição nos anos oitenta, mas na verdade, éramos uma banda "'zerada" em termos de status naquele instante. O Golpe de Estado surgira bem depois d'A Chave do Sol no cenário do Rock paulista e brasileiro, mas agora, A Chave/The Key era uma outra banda, e não poderia usufruir do status alcançado pela banda extinta. Então, moralmente a falar, ficara óbvio que o Golpe de Estado houvera adquirido um patamar de direito bem maior que o que essa nova banda detinha, e daí o direito de tocar como headliner.  
"Heavy-Metal" com A Chave e Golpe de Estado ??? Esses jornalistas...


Isso foi inquestionável, mas daí a reivindicar uma porcentagem maior de bilheteria, após o show estar acertado com valores iguais entre as bandas, e que foi uma hipótese que foi ventilada subitamente no camarim, gerou um clima tenso e desnecessário, visto que éramos amigos de longa data, há muitos anos. Fiquei chateado com essa conversa súbita, mas logo isso foi sanado e o combinado prevaleceu, com as duas bandas a dividir fraternalmente a féria dessa bilheteria, e que foi boa, com cerca de mil pagantes presentes no Dama Xoc.

A se registrar, foi o último show com grande público que essa banda faria, pois daí em diante, até a minha saída, alguns meses depois, só faríamos poucos espetáculos com público bem menor. Assista abaixo a performance de "Sweet Surrender", uma música inédita, e que não entrou para o repertório do disco que gravaríamos ainda em 1989, ao vivo nesse show do Dama Xoc, que estou a mencionar. Acervo e cortesia de Nelson Junior. Pós-produção para a Internet de Jani Santana Morales.


Eis o Link para ver no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=pn33sfyekX4

 
"The Winds Blows Chill and Cold", também inédita e que não entrou no disco "A New Revolution", em versão ao vivo no Dama Xoc, no mesmo dia. Acervo e cortesia de  de Nelson Junior. Pós-produção para a Internet: Jani Santana Morales.

Eis o Link para assistir no You Tube:
https://www.youtube.com/watch?v=igx2NjZOaRU



Na prática, foi o mesmo show de sempre, e o meu ânimo a se mostrar como cada vez menor para continuar a participar daquele trabalho e de sua sonoridade que eu não apreciava.

O público, alheio às minhas insatisfações pessoais, estava bem animado e claro que eu dei o meu melhor, mesmo contrariado, em respeito a eles e aos companheiros, mas aumentara em progressão geométrica a minha vontade de deixar tal trabalho, e buscar um novo rumo na minha carreira e de fato, foi questão de poucos meses para que isso se concretizasse.

O show no Dama Xoc, dividido com o Golpe de Estado, aconteceu em 19 de fevereiro de 1989, com cerca de mil pessoas nas dependências dessa casa de shows.
Resenha sobre esse show com o Golpe de Estado no Dama Xoc em fevereiro de 1989, publicado na Revista Rock Brigade


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário