domingo, 16 de agosto de 2015

Autobiografia na Música - A Chave/The Key - Capítulo 15 - Por Luiz Domingues


Ao final de maio de 1988, tivemos mais uma apresentação, mas desta feita, foi algo sui generis. O guitarrista, Eduardo Ardanuy, fora convidado a fazer uma exibição em um evento patrocinado pela escola "IG & T", uma escola moderna de aprendizado musical, e tendo como um dos seus proprietários, o guitarrista do Rádio Táxi, Wander Taffo.  

Tal evento se realizou no Victoria Pub, e de fato, foi curioso voltar ao palco daquela casa noturna, cinco anos após a velha, A Chave do Sol ter tido um momento de uma certa euforia, decorrente do primeiro pico de ascensão que experimentáramos em nossa iniciante carreira como banda. Pois neste novo instante, seria uma situação bem diferente. Primeiro por tratar-se de uma outra banda, e também por que não seria uma temporada como a que A Chave do Sol tivera entre fevereiro e abril de 1983. A ideia, neste caso, foi realizar um show de choque e o foco nem foi a nossa banda em si, mas o holofote focado sobre o Eduardo Ardanuy, exclusivamente.  

Tratado como uma exibição de guitarristas que eram alunos de tal escola, cada um se fez valer de sua própria banda como apoio, mas a intenção foi tão somente a performance dos guitarristas a se apresentarem ali. Tudo bem, não ficamos constrangidos em participar e entre nós, tratamos o evento como um show normal da banda, mesmo por que foi realizado em regime aberto ao público em geral, e não teve o caráter de um recital de conservatório, tão somente, e restrito a alunos, professores, e parentes de alunos.

Tocamos quatro ou cinco músicas normais de nosso repertório, e todas tiveram espaço para realizar longos solos de guitarra, como aliás, foi uma praxe desse material novo para essa banda, que formáramos. Lembro-me de ter havido uma bancada formada por professores, como se fosse um júri de festival de MPB, mas sinceramente não me recordo se acontecera alguma intenção de estabelecer algum tipo de premiação para os que fossem considerados "melhores" etc. e tal.

Em tal bancada, entre outros músicos famosos, lembro-me das presenças de Wander Taffo e André Christovam, e também que este último, brincou comigo bastante, pois conhecia-me, a soltar gritos em tom de brincadeira, eu sei, a falar que eu, Luiz, é quem seria o destaque da banda e não o Edu. Pura galhofa, achei divertido.

Enfim, tocamos como se fosse um show normal, ao dar o nosso recado. Aconteceu no dia 25 de maio de 1988, com cerca de trezentas pessoas no recinto, aliás, para os padrões do Victória Pub, foi uma baixa frequência...
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário