domingo, 30 de agosto de 2015

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 104 - Por Luiz Domingues


Ao chegarmos ao campus da Universidade Metodista, verificamos com pesar que o estúdio de TV dos estudantes do curso de Rádio e TV, ficava no quarto andar de um prédio, sem a existência de um elevador sequer. Ora, diante dessa escadaria massacrante, e do fluxo gigantesco de estudantes a subir e descer pelos andares, percebemos que os nossos roadies ficariam exauridos a cumprir essa tarefa, e pior, essa logística atrasaria demais o trabalho de montagem do equipamento, e consequente início dos trabalhos de gravação do programa.
Então, mais uma vez a contarmos com o poder da improvisação e camaradagem, alguns alunos envolvidos nessa produção, dispuseram-se a ajudar, sob um ritmo de mutirão, pura e simplesmente. Conseguiram assim, escalar os quatro andares com aquela maquinaria toda, incluso o órgão Hammond, que demandava a presença de no mínimo, quatro homens fortes para carregá-lo.
Claro, muita gente caiu na real quando viu o tamanho do equipamento, pois talvez alguns desavisados, principalmente do corpo docente da instituição, devem ter imaginado a presença de uma banda despojada, formada por garotos a usar bermudas, sem essa preocupação com a qualidade sonora etc.
Começamos então a montar tudo, e nesse ínterim, eu acompanhei uma conversa travada entre uma professora envolvida na produção do programa, com o técnico de som, preocupada, ao ter verificado que o áudio não poderia sair mal, com uma banda profissional desse nível. Ficou óbvio que ele esteve mesmo surpreendida, pois esperavam uma banda amadora, formada por alunos ou conhecidos dos mesmos, mas com um equipamento mais simples e certamente, completamente despojada.

Diante disso, foi compreensível que ficasse preocupada, ao ver os alunos sob a sua responsabilidade, intimidados com uma banda do nosso porte, com história. De fato, isso tornou-se nítido ao percebermos que estavam nervosos, principalmente a garota que seria a apresentadora. Notamos que ela andava para lá e para cá, com a ficha de informações e perguntas na sua mão e a tentar decorar alguns tópicos. 

Aliás, esse procedimento é comum entre profissionais de jornalismo televisivo, já vi repórter tarimbada a proceder dessa forma, portanto, a professora ensinara corretamente a técnica, mas a garota era só uma estudante, chamada, Alessandra Leite, bem nova e estava nitidamente a se colocar como intimidada com a nossa presença. Normal, ninguém nasce a saber.
E na medida do possível, nós nos solidarizamos com ela, pois tratamos de quebrar o gelo, ao lhe dar suporte nos momento antes da gravação iniciar-se, enfim. Haveria também um pequeno público presente, que foi acomodado sob uma pequena arquibancada dentro do estúdio. De última hora, o Samuel Wagner avisara alguns amigos seus, e que se misturaram aos alunos. Foi bem interessante essa participação, a garantir-nos um pouco de calor humano, fundamental para nos soltarmos um pouco mais, pois é sempre intimidante tocar em estúdio de TV, somente com a presença dos técnicos.
O programa chamava-se: "Página Aberta", e era normalmente exibido no canal comunitário da cidade de São Paulo e também através de um similar da região do ABC. Infelizmente, a audiência fora perto do zero, mas não podíamos e não desprezamos a oportunidade, sem dúvida. Tocamos diversas músicas, e uma entrevista foi intercalada em trechos. O programa foi dividido em dois blocos, e foi exibido em duas datas de agosto de 2001, com meia hora cada um. A qualidade sonora da mixagem feita para o padrão televisivo, surpreendeu-nos, até, quando o vimos no ar, dias depois.
Uma postagem no You Tube, foi feita anos atrás, de um trecho desse programa, mas a dar o credito errado, ao afirmar ser um programa da TV Cultura. Não é correta tal afirmativa, e por isso eu deixei um comentário na página, a solicitar a correção, da parte de quem a postou com essa falha em seu título.

A iluminação deixou a desejar, mas acho que por falta de mais recursos. De fato, é um vídeo um tanto quanto escuro, por se considerar ter sido feito em um estúdio de TV, não 100% profissional, mas em termos experimentais e didáticos, bem aparelhado, pelo o que eu pude verificar.

Essa postagem que eu citei, onde somos vistos a tocar a nossa versão para: "Ando Meio Desligado", dos Mutantes, obteve muitas visualizações. Claro que o chamariz de ter sido uma música famosa dos Mutantes pesou, mas creio que a nossa performance tem o seu valor, ainda mais pelo improviso que fazíamos no meio da canção, com direito à citação de: "In-a-Gadda-da Vidda", famosa canção grupo norte-americano, Iron Butterfly.


O vídeo a mostrar a nossa performance para a música: "Ando Meio Desligado", dessa citada aparição no programa "Página Aberta", produção dos alunos do curso de Rádio e TV da Universidade Metodista, de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Exibido na TV Comunitária de São Paulo, em agosto de 2001.

http://www.youtube.com/watch?v=GPbNby6HyCo
O Link para assistir no YouTube
O Link para assistir no YouTube



http://www.youtube.com/watch?v=UYzqmDaqkgc
O Link para assistir no YouTube


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário