quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 94 - Por Luiz Domingues

"Se você for a fim", foi uma ideia em torno do Funk-Rock, trazida como riff pelo Xando. De certa forma, remetera ao "O Dito Popular", do nosso primeiro álbum, e claro que teve muito do estilo do "Aerosmith", e também do "Deep Purple" na formação do Mark IV.

Com o tempo, a música ganhou uma parte "C", sugerida em ensaio por eu mesmo, Luiz. Na hora, ocorreu-me a ideia de quebrar o swing funkeado, com uma intervenção Prog-Rock radical. 

Aquela parte "C", portanto, é muito no estilo do "Greenslade", uma obscura banda Prog-Rock britânica e setentista, cujo trabalho eu sou fã. Quando a fechamos e passamos a ensaiar para a gravação, o Ivan logo notou que essa parte "C", apesar de ter sido inspirada no Prog-Rock setentista, tinha também um ritmo que lembrava muito o baião nordestino.

E não deu outra... quando a gravamos, no penúltimo módulo da Parte "C", em sua ronda final, colocamos zabumba, triângulo e acordeon, a lhe dar feição mesmo de baião nordestino. 

Assim como em "Me Chama na Hora", do primeiro disco, em que colocamos uma batucada brasileira de escola de samba a interagir com um riff de Hard-Rock, desta feita colocamos o famoso "power-trio" nordestino a interagir conosco. 

Desta feita, porém, não chamamos convidados. O Ivan gravou a percussão típica e o Rodrigo fez a intervenção no acordeon.

O boato sessentista (alô, Carlos Imperial!), de que Luiz Gonzaga teria uma versão de "Asa Branca" gravada pelos Beatles, não passava de uma armação para criar celeuma.

Aliás, leia minha matéria a comentar sobre esse boato, em meu blog 1:
http://luiz-domingues.blogspot.com.br/search?q=Beatles+e+Luiz+Gonzaga. 


O áudio de "Se Você For Afim", do disco:
Eis o link para escutar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=AAsr6_ebAL0

Mas que o Pedra mandou um trio nordestino na sua música, isso foi um fato...
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário