sábado, 19 de dezembro de 2015

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 306 - Por Luiz Domingues

Nesses anos todos em que fiz parte dessa formação fantástica da Patrulha do Espaço, claro que além dos três companheiros dessa jornada Rocker & espacial, nós tivemos uma série de pessoas que trabalharam diretamente na equipe de apoio da banda e muitos, indiretamente.   

Agora é portanto, o momento para relembrar dessa turma boa que acreditou e sonhou conosco, vibrou na mesma sintonia, mergulhou na aventura de se fazer Rock como deve ser feito, sem concessões às manipulações dos marqueteiros e de seus lacaios, os famigerados "formadores de opinião". Peço mil desculpas se esquecer de mencionar alguém, ou grafar errado o nome, omitir sobrenome etc. Recorrer só à memória sem ter apoio de anotações, não é fácil. Todavia, tenho o recurso da edição e à medida que precisar, volto aqui e promovo as correções devidas, se for o caso.

E genericamente, sem citações nominais, agradeço aos produtores, contratantes, técnicos, jornalistas e fãs que muito nos incentivaram nesses anos de nossa formação, também aos fantásticos músicos que conhecemos na estrada e que abriram nossos shows e eventualmente tocaram conosco em ocasiões especiais. 

Ver tantas bandas boas e a vibrarem com tanta esperança pelo Rock 1960 & 1970 novamente, me fez muito feliz e esperançoso pelo futuro. Vocês, músicos dessas bandas, não podem imaginar o quanto eu fiquei feliz em vê-los a atuarem com a sua juventude, técnica e amor ao verdadeiro Rock. 

A falar sobre os apoiadores, vou separar por ano em que cada pessoa entrou na nossa vida.

1) 1999

Assim que começamos a ensaiar, é óbvio que a minha turma de adolescentes, que eu chamava carinhosamente como: "meu exército de Neo-Hippies", se incorporou à nossa órbita, imediata e incondicionalmente. Eles já ajudavam-me de uma forma entusiasmada, desde os primórdios do Pitbulls on Crack, a partir de 1992, apoiaram com muito vigor a criação do Sidharta, em 1997, e foi natural que acompanhassem com muita animação e vontade de colaborar, os primeiros passos da nossa formação com a Patrulha do Espaço. 

Já adultos e com muitos deles a trabalharem em suas respectivas bandas, foram uma mão na roda nesses meses iniciais de nossas atividades em 1999, a atravessarmos o anos de 2000 e com alguns deles a nos acompanharem além de 2001, também.

Ricardo Schevano, meu ex-aluno e irmão do Marcello, foi um deles e na época, ele já estava a começar as suas atividades com o "Baranga", sua banda. Marcelo "Pepe" Bueno (também meu ex-aluno e já a tocar com o "Tomada"), Edil & Marilu Postól, Guilherme "Tiê" & Carolina Poppi, Pedrinho "Wood" Ayoub (Tomada), Eduardo Donato, Fernando Minchillo, Alexandre "Leco" Peres Rodrigues (futuro líder do Klatu), Toni Peres Rodrigues, Marcelo "Always" Burani, Carlos "Cali" Keller Rodrigues e outros, foram alguns que estiverem muito perto de nós nesse início.

Agradeço ao poeta Julio Revoredo pelas lindas letras em canções que foram ,gravadas no álbum "Chronophagia", e sua esposa Regina, pelo apoio e torcida! 

Roberto Garcia Morrone e Carlos Alberto Fazano, que contribuíram bastante, também.

Edson Vincentin, que filmou os primeiros shows da banda.

O grande artista plástico, André Peticov, que nos deu dicas preciosas sobre como fazermos projeções com "bolha psicodélica" à moda antiga, e dá-lhe Guaraná...

O saudoso, Renê Seabra, pela força nos primeiros shows, mesmo caso de Luciano "Deca".

Claudio "Formiga" pela sua bondade expressa através do estúdio Alquimia, onde fizemos os primeiros ensaios, e o freak-mor da Vila Mariana, Paulo "PA" Antonio, pela acolhida em seu estúdio, onde ensaiamos forte para preparar o material do álbum "Chronophagia", nos últimos meses de 1999. Saudade daqueles ensaios ultra freaks, com a presença dos amigos Nobuga, o saudoso Hélcio Aguirra, e com aquela matilha de Sheap Dogs: -"Sol, "Lua", Estrela"...

Wagner Molina, o "mago da luz", que iluminou os nossos primeiros shows no Centro Cultural em 1999, e muitas vezes mais no futuro.

José Roberto Agatão, pela amizade e apoio em toda essa fase.

Nelsinho, de Santo André-SP, um fã da Patrulha do Espaço e que acompanhava a banda desde 1977, e Carlão (Namastê!), também um freak velha guarda da região do ABC. 

2) 2000

Logo no início do ano, o apoio do grande baterista, Paulo Zinner na gravação do álbum, ao atuar como produtor e por ser voto de Minerva em decisões controversas no estúdio.

Zoroastro "Zôro" Barany pelo empenho em ser o engenheiro de som do álbum Chronophagia. A sua boa vontade em dar o seu melhor muito nos ajudou, apesar de seu pecado mortal em ser teimoso e insistir em gravar tudo "flat", o que arruinou a possibilidade de termos timbres sensacionais nesse disco, principalmente o baixo. Já expliquei isso amplamente nos capítulos focados nessa parte da cronologia e não vou repetir aqui. Em tempo, está perdoado por isso.

Daniel "Lanchinho" um outro bom técnico, pela ajuda na reta final dessa produção do "Chronophagia".

Alexandra "Joplin" e Manito, pelo brilhantismo artístico que trouxeram ao nosso disco!

Johnny Adriani pelo magnífico trabalho de ilustração de capa e encarte do disco.

Luiz Chagas pelo apoio na assessoria de imprensa.

Marcelo "Macarrão" pela Turma da Cultura! 

Marcos Sptizer, o grande "Dr. Rock", por toda a ajuda entusiasmada!

Décio e Marcos Cruz de Avaré-SP pelo apoio irrestrito, amizade, mas sobretudo por comungarem de nossos ideais no Rock!

Fernando, Vinicius e Getúlio Junior, de Santo André-SP!

Fabio Rolles e Branco!

Luiz Carlini & Helena T. + Tutti-Frutti, pelo apoio total!

Alexandre Quadros: agradeço a um abnegado apoiador!

Salvatore D'Angelo pelo apoio na época e também em 2015/2016, pelo suprimento de fotos de seu acervo pessoal!

Emmanuel & Sinésio Barretto, Helder Pomaro e Itamar Fonseca, pelo apoio de transporte com os ônibus de sua empresa, "Magic Bus", ao nos proporcionarem as nossas primeiras viagens para fora de São Paulo.

Rogério André, Toni Peres Rodrigues e Carlos Fazano: o primeiro time de roadies formado. Samuel Wagner só entrou para o time de roadies, ao final do ano de 2000.
3) 2001

Yves pela tentativa de ajuda com a problemática do órgão Hammond...

O grande Kôlla Galdez, que fez um milagre sonoro e graças a isso tivemos um novo disco para lançar, o ".ComPacto", e teria sido uma lástima se isso não ocorresse, tamanha a qualidade dessas canções. Haja luz, amigo, Kôlla!

Gil & Givaldo pelo apoio na produção dos álbuns "Dossiê Volume 4" e ".ComPacto" em seu estúdio.

Lourival, pelo apoio em seu estúdio de ensaios, o mais ufológico da Vila Mariana em São Paulo.

Marcelo Dorota pela ajuda incomensurável de colocar um site super digno para a banda no ar!

O superb artista plástico, Antonio Peticov e seu assistente, cujo nome não me recordo e que por um triz não realizaram um sonho nosso de termos uma pintura psicodélica ultra "sixties" em nosso ônibus...

Gastão Moreira, Clemente Nascimento, Marcelo Macarrão e Jorge Mautner, pelo Musikaos!

Atílio Bari & Uka, pelo genial programa cultural, embora pouco visto, infelizmente, "Em cartaz!"

Rodrigo pelo "Intimação"...

Ney Gonçalves Dias, por nada, mas a culpa não foi nossa se não haviam letras impressas no encarte do nosso disco, para frustrar o seu Karaokê...

Miguel Vaccaro Neto...e não diga...não!

Walter "Casão" Casagrande Junior pela simpatia na Transamérica FM!

Eduardo Maya, Patrick Flemer, Andreia Mayume e Sérgio Sampaio, pela produção do Clip de "Homem Carbono" 

Carlinhos "Jimi" por atuar no Clip de "Homem Carbono" e apoio em tantas outras circunstâncias.

Márcio & Cynthia Brandini, e Ricardo "Magrão" Brandini, pelo apoio irrestrito.

Marco Carvalhanas pela tentativa, esforço e amizade.

Sarah Reichdan que nesse ano, passou a nos oferecer boas oportunidades para a banda e isso se estendeu em 2002, também.

Zé Roberto, pelos esforços iniciais com a compra, manutenção e condução do veículo.
4) 2002

Luciano Reis pelo apoio incondicional, suporte e amizade!

Evandro Demari, e o baterista da banda Os "Arnaldos", muito solícitos em nossas primeiras passagens pelo Rio Grande do Sul.

Walter "Alemão" Gonçalves, o motorista da nave azulada!

Daniel "Kid" Ribeiro, que entrou para o time de roadies, definitivamente. E James Castello, por trabalhar muitas vezes na equipe de roadies, também.

Paulo e Alan Garcia, do estúdio onde o CD ".ComPacto" foi mixado.
5) 2003

Luiz "Barata" Cichetto, por todo o apoio à concretização do lançamento do CD ".Compacto", com o Site da banda, divulgação e trabalho como road manager e "escriba" das turnês, desde o final de 2002.

Luiz Carlos Calanca & Baratos Afins.

Dum de Lucca pelo apoio na assessoria de imprensa.

Ana Fuccia pelo apoio fotográfico e amizade! 

Eduardo, pelo seu simpático estúdio de ensaios no bairro da Saúde, na zona sul de São Paulo.

Loja Nuvem Nove, pelo apoio sempre entusiasmado de seus simpáticos mandatários.

Amadeu, também por apoiar e patrocinar.

Junior Muelas, Alberto Sabella, Gustavo Vasquez & Fabio Poles, além de muitos outros amigos de São José do Rio Preto-SP, pela hospitalidade, apoio e empenho para a gravação do álbum: "Missão na Área 13".
6) 2004

Toda a equipe do "Área 13 Estúdio", pela gravação ao vivo dos shows no CCSP em julho, e que culminou em um disco lançado em 2006.

Hora para falar das pessoas mais próximas da banda:
1) Walter "Alemão" Gonçalves

O nosso folclórico motorista era bom de volante, bom mecânico e um homem prosaico e honrado. Ficava carrancudo às vezes, mas na maior parte do tempo, brincava muito e nos divertia com as suas maluquices, através dos seus gritos repentinos e tresloucados ao volante e as suas "pérolas" em forma de aforismos improváveis. A sua última viagem conosco foi em maio de 2004 e nunca mais tive notícias ao seu respeito.

Lastimo não ter uma única foto dele para ilustrar a menção, mas o volante de um ônibus Mercedes Benz, acho que o representa bem, pois ele nos levou em segurança, ao segurá-lo com firmeza, em milhares de kilômetros, literalmente...
2) Daniel "Kid" Ribeiro

A partir de 2001, Daniel se tornou um roadie fixo da nossa equipe de apoio e salvo algumas ausências sazonais, nos acompanhou até o final da nossa formação.

Músico de alta categoria, toca bem baixo, guitarra, violão, canta e compõe. Ele teve uma banda autoral por bastante tempo chamada: "Daniel Kid & Os Rockers", que lançou um disco: "Primeiro Ato".
Atualmente, 2015, é baixista na banda de apoio do compositor Walter Franco, e trabalha com produção musical em geral.

Samuel Wagner é o primeiro à esquerda, nessa foto de 1999

3) Samuel Wagner

Fã inveterado da banda, Samuel assistiu com enorme interesse os primeiros shows de 1999, mas só a partir do segundo semestre de 2000, tornou-se roadie oficial da Patrulha do Espaço. Ele viajou conosco em todas as ocasiões, desde então, e continuou a ser roadie da banda até os dias atuais (2015). 

Já trabalhou com outras bandas também, como o Golpe de Estado, Made in Brazil, Tutti-Frutti, Pedra, Tomada e Baranga e até artistas fora do circuito do Rock, como Michel Teló.

Fez muita divulgação em "trabalho de formiguinha", ao colar cartazes e distribuir filipetas pelas ruas da cidade. 

Nos falamos com relativa constância e nutrimos em comum, o apreço de colecionarmos DVD's de seriados, desenhos animados e filmes vintage, ao estabelecermos sempre um intercâmbio de materiais desse porte. 

4) Claudia Fernanda

Figura de personalidade forte e experiente como produtora de eventos de vocação nas artes plásticas, foi uma mão na roda para nos ajudar a termos palcos sempre bem aprumados, cenicamente a falar, e invariavelmente a usar de soluções criativas para otimizar a nossa verba curta para tal.  

Não só por isso, era polivalente e eficiente como boa produtora para arrumar sempre um jeito para tudo e apagar eventuais "incêndios", um perigo constante para uma banda na estrada.  

Ficou conosco de 1999, até um pouco além da dissolução de nossa formação. Soube que mudou-se para Fernando de Noronha, onde vive nos dias atuais.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário