quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 97 - Por Luiz Domingues

"Rock'n Não" tem uma história retroativa. Foi logo no começo dos trabalhos da banda, que surgiu coletivamente um tema em meio a uma jam-session. 

Ao se assemelhar a um Funk-Rock, nós insistimos um pouco no tema e chegamos a gravar de uma forma simples aquela ideia embrionária. Logo surgiu a ideia de fazermos uma vocalização que lembraria o som de bandas da escola Funk-Rock, como "Parliament", "Funkadelic", "Sly and the Family Stone" e similares da época, mas ao meu ver, aquele tema lembrara mesmo foi o "War", a espetacular banda negra com um vocalista branco, ou seja, falo sobre Eric Burdon, não um cantor qualquer...

Empolgamo-nos com o tema, mas como nessa altura já tínhamos o repertório do disco quase definido, optamos por abortar a ideia de trabalharmos nesse som, imediatamente, para concentrarmo-nos nos preparativos da gravação do primeiro álbum e de fato, não foi o momento para perdermos tempo a desenvolvermos uma nova canção. 

Ficou então engavetada aquela jam gravada informalmente, ainda com as presenças de Tadeu Dias e Alex Soares presentes na formação do Pedra.

Quando estávamos a começar a pensar no segundo disco, alguém  lembrou-se daquela jam-session remota ocorrida ao final de 2004 e quando ouvimos a gravação daquele ensaio, ressurgiu a vontade de desenvolver aquele riff embrionário. 

Claro que a música ganhou diversos outros atrativos além daquele riff funkeado e cheio de swing. A parte "A", inclusive, sofisticou-se com uma linha cheia de balanço, a ganhar uma parte "B" e também uma parte "C" que tem sabor "Beatle", a lembrar bastante a música: "Hey, Bulldog", mas eu descarto qualquer menção de plágio, mas garanto que foi sim, uma inspiração.

Uma pequena intervenção jazzistica que eu sugeri, também ficou muito bonita quando o Rodrigo criou um desenho sofisticado e bastante dissonante ao piano.

E finalmente a parte "D", final, onde sentimos o espírito do "Grand Funk Railroad" da sua fase Soul Music em nós, e no maior estilo "Shinin' on", o groove comeu solto. 

Em sua letra, o Xando estava bastante chateado com certas conversas entre jornalistas sobre "hype", "formação de opinião" e "estéticas vilipendiadas ou enaltecidas indevidamente". Sem dúvida que esse lado obscuro do jornalismo, é um dos tentáculos da máfia que domina a música mainstream e se mostra infelizmente determinante para que muitos artistas sem nenhuma qualificação técnica, estejam na crista da onda em detrimento de outros em posição diametralmente oposta a ficarem condenados ao limbo eterno da obscuridade. 

Daí motivou que ele escrito afirmações como -"Não to dizendo nada", -"Será que vão me ouvir?" e outras frases contundentes para reclamar dessa triste realidade, em que não obstante o fato de ser muito difícil almejar um lugar ao sol, na verdade é deprimente verificar que na realidade, há a presença de pessoas empenhadas em não deixar você chegar lá pelos seus méritos e qualidade. 

Assim, "Rock'n Não " é um grito da parte de quem estava farto de  dar "murros em ponta de faca", mas sobretudo contra os que ostentam-nas e riem de quem fere-se diante de tais barreiras intransponíveis nesse esquema de cartas marcadas.

O áudio de "Rock'n Não", do disco:
Eis o Link para escutar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=tseoDRrn_tI

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário