domingo, 6 de dezembro de 2015

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 249 - Por Luiz Domingues

Ainda em abril, tivemos uma boa nova, e vinda de uma forma totalmente inesperada. Através dos membros da família Brandini, que acompanhavam a Patrulha do Espaço com muito entusiasmo, desde 2001, soubemos que uma turma de estudantes de cinema havia proposto filmar um vídeoclip da banda, de forma totalmente gratuita, e que disponibilizar-nos-iam o material para usarmos comercialmente, a vontade.
O seu intuito primordial era o de usar tal material como "TCC" (Trabalho de Conclusão de Curso), na faculdade em que estudavam, mas não haveria nenhum empecilho para que usássemos o material em meio aos nossos propósitos de divulgação da banda. Claro, a ressalva óbvia, foi que não seria uma produção requintada e muito pelo contrário, seria permeada por improvisos e simplicidade.

A despeito dessa realidade nada glamourosa, éramos uma banda fora do mainstream e certamente que naquela altura dos acontecimentos, tal oferta nos soou como algo irrecusável, portanto, aceitamos.

Tudo foi muito rápido como previsto, pois nem pré-produção/"brainstorm" com a banda foi possível ser realizado. O tempo urgiu, pois os jovens estavam atrasados no seu cronograma e queriam filmar o quanto antes. Portanto, na pressa da situação e um tanto quanto dentro do espírito "Godard" de se fazer cinema, o roteiro foi feito na base da ideia na cabeça e a produção, a toque de caixa, com a câmera na mão... 

Escolhemos a música: "Homem Carbono" e os rapazes nos falaram que intercalariam cenas da banda a tocar, com cenas de rua a conter aspectos urbanos a esmo. De última hora, surgiu a ideia de uma inserção de dramaturgia, mas se não havia dinheiro para necessidades técnicas prementes, o que dizer de se contratar atores profissionais e pensar em um set de filmagem com adequação de iluminação etc? Bem, então mais uma solução prosaica foi arrumada e um outro amigo nosso em comum com a família Branchini, aceitou participar, mesmo não sendo ele, um ator.

Tratou-se de Carlinhos "Jimi", um guitarrista sensacional que também era nosso vizinho de bairro. O seu apelido, "Jimi", era pela obviedade de que adorava a persona e a trajetória do guitarrista, Jimi Hendrix, e de fato, ele sabia tocar todas as suas músicas, e com uma perfeição de detalhes. Tanto que até os dias atuais, ele mantém uma ótima banda tributo do Jimi Hendrix, chamada: "Stone Free", nome de uma música do grande mestre canhoto.

Mesmo não sendo ator, Carlinhos aceitou a tarefa e não apenas isso, pois cedeu a sua própria residência como "set de filmagem" improvisada, além de seu carro e claro, o figurino de seu guarda-roupas. 

Foi tudo muito improvisado, é claro, mas dentro das possibilidades de uma produção amadora, obteve um resultado surpreendente, eu diria. Para falar sinceramente, creio que já tive a oportunidade de ver vídeoclips profissionais com resultados pífios, ou até vergonhosos, e não é o caso desse vídeo de "Homem Carbono", de forma alguma. 

Sobre as cenas com Carlinhos, ele interpretou o tal "Homem Carbono" em questão, uma espécie de personagem anônimo, a representar o homem sem identidade alguma, massacrado pelo sistema. As suas cenas em sua casa são dele a acordar e se arrumar para sair cedo para o trabalho e neste caso, o diretor o orientou a representar sinais de afobação, contrariedade, revolta pela vida sem perspectivas etc.

Seguiu com ele a dirigir o seu carro, e a se estressar ainda mais no trânsito e no fim, o personagem se revolta e diante da banda, apresenta uma cena a denotar uma crise nervosa. Houve também cenas intercaladas com populares em praças públicas e claro, a banda a tocar e cantar a música. 

Sobre a banda, como não tínhamos show marcado para São Paulo tão cedo, surgiu uma solução improvisada de última hora. Um dos rapazes envolvidos na produção, no disse que o seu pai era dono de um galpão na região da Rua 25 de março, e como é sabido, o maior centro de comércio popular do país. Tal galpão estava desocupado, colocado à disposição para locação, e não haveria problema em usá-lo, desde que fora do horário comercial. Diante dessa perspectiva, em uma noite de um dia útil, levamos o nosso backline para o galpão e filmamos três ou quatro tomadas a cumprirmos a mímica necessária.

Tudo foi precário, não havia uma iluminação super profissional, mas pelo menos os rapazes capricharam na câmera, que foi alugada e era profissional, portanto, apesar da ausência de uma iluminação melhor, creio que o resultado foi digno. 

É evidente que estou a analisar sob um prisma absolutamente despojado, e a levar em consideração que fora uma produção amadora, com custo praticamente zero e pobreza de recursos, fica a ressalva para o leitor que assistir e discordar, entender o contexto no qual isso foi produzido.  

Só falta dizer que a cena final do destempero do personagem "Homem Carbono", foi feita em uma rua do bairro do Cambuci, em um dia útil e no período da tarde. A banda aparece sentada em uma mesa de um botequim muito simples, e cujo dono era amigo da família Branchini e também do Carlinhos "Jimi", além do próprio Junior que costumava se encontrar com essa turma para beber cerveja. 

Todos ganharam cópias de tal material, e de minha parte, eu tratei de digitaliza-lo somente em 2006. Apenas em 2015, consegui colocar tal clip no YouTube e divulgá-lo em Redes Sociais da Internet, e tem feito bastante sucesso entre fãs da Patrulha do Espaço, desde então.

Tive a ajuda da produtora, Jani Santana Morales, nessa empreitada, que aliás auxiliou-me a resgatar material inédito de muitas bandas por onde passei, incluso a Patrulha do Espaço. E também do baixista/ webdesigner e produtor de vídeo, Marcelo "Pepe" Bueno, meu ex-aluno e componente do "Tomada", que inseriu o áudio stereo, visto que o som original que eu dispunha, estava em mono.

Assista abaixo, o Vídeo-Clip de "Homem Carbono":

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=lkUhtnHq1gg

Eis a ficha técnica do clip, publicada no YouTube, a fornecer os créditos para todos que o tornaram viável:

 Vídeo Clip da música "Homem Carbono", extraído do álbum ".ComPacto", da Patrulha do Espaço, produzido por uma turma de estudantes de cinema. Mescla cenas da banda a dublar a música em um galpão e dramaturgia, com a presença de um amigo da banda, improvisado como ator, o guitarrista, Carlinhos "Jimi". 

Na ficha técnica, o nome do álbum está assinalado como: "Sendas Astrais", que era um título provisório, mas na realidade, quando o disco foi lançado oficialmente, foi denominado: ".ComPacto"

Filmado e editado em 2003

Música: Homem Carbono
Álbum: ".ComPacto" (2003)

Homem Carbono (Rodrigo Hid - Marcello Schevano - Luiz Domingues - Rolando Castello Junior)

Direção: Eduardo Moya
Roteiro: Eduardo Moya e Patrick Flemer
Produção: Eduardo Moya
Assistente de Produção: Sérgio Sampaio e Andrea Mayumi
Câmera: Eduardo Moya
Iluminação: Patrick Flemer
Pós Produção: Patrick Flemer
Ator: Carlos José da Silva (Carlinhos "Jimi")

Formação da Patrulha do Espaço na época:

Rolando Castello Junior - Bateria e Percussão
Rodrigo Hid - Guitarra, Teclados e Voz
Marcello Schevano - Guitarra, Teclados, Voz e Flauta
Luiz Domingues - Baixo e Voz

Digitalizado em 2006
Produção para a Internet em 2015: Jani Santana Morales
Produção de áudio em 2015: Marcelo "Pepe" Bueno

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário