quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 99 - Por Luiz Domingues

Entre tantas jams-sessions que uma banda de Rock faz naturalmente em seus ensaios e durante o soundcheck de shows, é muito natural que surjam temas interessantes que detém o potencial para tornarem-se futuras músicas, ainda que na referida jam, só um esboço dessa produção seja aproveitado normalmente. 

O Pedra nunca foi uma banda que baseasse a sua criação em jams. Na minha carreira toda, isso aconteceu com bastante frequência com A Chave do Sol e igualmente com a Patrulha do Espaço, mas o Pedra, assim como o Pitbulls on Crack, também, foi uma banda em que geralmente os dois guitarristas traziam criações com as quais vinham a trabalharem individualmente. 

No caso do Pitbulls do Crack, a criação foi 99% da parte do Chris Skepis que compunha músicas em enorme profusão.

Porém, "Megalopole" foi um raro exemplo de música do Pedra que surgiu de uma jam, inicialmente, mas é lógico, tal tema passou por várias modificações, até ganhar o arranjo final que está registrado no álbum Pedra II. 

Na sua parte "A", o Riff inicial é bem delineado em torno do estilo "Acid-Rock" em princípio, a lembrar o estilo do Jimi Hendrix. Mas o acréscimo de várias intervenções jazzísticas/fusion, agregam o elemento "Jazz-Rock", fortemente, na parte "B".

Tem um quê de Funk, via "Som Nosso de Cada Dia", também, e na parte "C", que encerra esse tema instrumental, Rodrigo e Xando trabalham um entrelaçamento de vozes feitas pelas guitarras, que particularmente eu acho belíssimo. 

É a única música instrumental do Pedra, desse álbum que construíamos, mas gostamos tanto dela, que tal peça incorporou-se ao set list de shows ao vivo e isso foi sintomático ao se tratar do fato do Pedra ter em suas letras, uma preocupação forte para exprimir ideias etc. 

Portanto, por ser considerada a palavra tão importante para a banda, a unanimidade por "Megalopole" ter sido sempre executada ao vivo, denota que a considerávamos forte e emocionante o bastante para figurar no repertório de shows. A questão do título é uma menção subliminar ao fato de sermos uma banda paulistana e portanto, as nossas raízes estarem na urbanidade da mega cidade.

O áudio de "Megalópole", do disco:  
Eis o Link para escutar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=-g6NBDWsR3Q

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário