quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 93 - Por Luiz Domingues

Outras canções estavam a brotar nessa fase em que ficamos sem perspectiva concreta para cumprirmos shows. De fato, foi a hora de entrar em estúdio e aproveitar uma nova safra que germinara em profusão. 

Lembro-me que o esboço do que veio a se tornar a música: "Longe do Chão", foi desenvolvida a partir das ideias que o Xando apresentou. Toda a parte de composição básica, veio dele, mas alguns detalhes incorporados deram um charme especial à canção.

"The Band", uma banda que eu adoro e muito dignificou o Folk-Rock, a se mostrar aberta a múltiplas outras tendências, nos anos sessenta e setenta
 
Por exemplo, o rufo de caixa, que abre a música, foi uma ideia que o Ivan trouxe e deu uma pitada de Folk-Rock à música, ao lhe conferir uma aura de "The Band". As intervenções de Hammond que o Rodrigo trouxe, a la "The Allman Brothers Band", também contribuíram demais à sonoridade final da peça.

E claro, a parte final, com um um desfecho grandioso, ao dar um cenário perfeito para o solo épico do Xando Zupo. 

Desde o começo da concepção do arranjo, o Rodrigo também teve a ideia de colocar ao final da canção, alguns elementos psicodélicos, para se fazer remeter aos Beatles. Uma colagem de coisas malucas, como vozes, ruídos e afins. Eu nem preciso explicar muito que gostei dessa ideia desde o princípio, e claro que opinei a favor, ao apoiá-lo.

O áudio de "Longe do Chão", do disco:  
Eis o Link para escutar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=L2Bzzed4pbo

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário